A dança na educação física escolar: superando preconceitos e celebrando a diversidade
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Bento-Soares, Daniela 

Coorientador
Pós-graduação
Educação Física em Rede Nacional (ProEF) - 33004137068P8
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente trabalho visou atender às problemáticas identificadas na escola em que a pesquisa foi realizada. O preconceito é uma atitude presente nas aulas de Educação Física, especialmente quando os conhecimentos de Dança são tematizados. Diante dessas questões, este estudo objetivou compreender o desenvolvimento de uma unidade didática sobre Dança nas aulas de Educação Física escolar, analisando seu impacto na percepção e na participação dos/as alunos/as. Além disso, teve como objetivos específicos investigar os motivos que levam alunos/as a terem atitudes e comentários preconceituosos sobre a Dança na escola; propor estratégias pedagógicas para a tematização da Dança nas aulas de Educação Física escolar; apresentar para a comunidade escolar possibilidades de superação de paradigmas e preconceitos relacionados à Dança. Para tanto, realizou-se uma pesquisa do tipo qualitativa, de natureza aplicada, fundamentada na abordagem da Pesquisa-Ação (Thiollent, 1986), que envolve a participação ativa de todos/as os/as envolvidos/as no processo investigativo. O estudo contou com a participação de uma turma do 5º ano do ensino fundamental, composta por 26 crianças, da EMEF Prof. Alexandrino da Silveira Bueno, localizada na cidade de Barueri/SP. Para o registro dessa participação, foi utilizado o Diário de Campo, de autoria do professor-pesquisador, durante as rodas de conversa e as aulas. Os dados da pesquisa foram analisados por meio da Análise Temática, permitindo a identificação de padrões e reflexões sobre o ensino da Dança na Educação Física. Os resultados mostraram que a tematização da Dança nas aulas contribuiu significativamente para ampliar a compreensão dos/as alunos/as sobre essa expressão cultural, promovendo reflexões sobre preconceitos e estereótipos de gênero e possibilitando uma maior aceitação e envolvimento nas atividades propostas. Além disso, observou-se que o protagonismo estudantil, por meio da busca por referências, da elaboração de coreografias e da organização do Sarau, fortaleceu o engajamento e o senso de pertencimento da turma. Por fim, conclui-se que o ensino da Dança na Educação Física escolar não apenas promove o desenvolvimento motor e expressivo dos/as estudantes, mas também se revela uma ferramenta pedagógica essencial para a construção de um ambiente escolar mais inclusivo e respeitoso, combatendo preconceitos e valorizando a diversidade cultural.
Resumo (inglês)
This study aimed to address the challenges identified at the school where the research was conducted. Prejudice is a recurring issue in Physical Education classes, particularly when Dance is the subject of instruction. In light of these concerns, this research sought to understand the development of a teaching unit on Dance within school-based Physical Education classes, analyzing its impact on students’ perceptions and participation. The specific objectives of this study were: to investigate the reasons behind students' prejudiced attitudes and remarks regarding Dance in school; to propose pedagogical strategies for incorporating Dance into Physical Education classes; and to present the school community with possibilities for overcoming paradigms and prejudices related to Dance. To achieve these aims, a qualitative and applied research methodology was adopted, grounded in the Action Research approach (Thiollent, 1986), which emphasizes the active participation of all individuals involved in the investigative process. The study was conducted with a fifth-grade class consisting of 26 children enrolled at EMEF Prof. Alexandrino da Silveira Bueno, located in the municipality of Barueri, São Paulo. Data were recorded in a Field Journal maintained by the teacher-researcher during classroom discussions and instructional activities. The research data were analyzed using Thematic Analysis, allowing for the identification of recurring patterns and meaningful reflections on the teaching of Dance in Physical Education. The results demonstrated that incorporating Dance into the curriculum significantly enhanced students’ understanding of this cultural expression. It encouraged reflection on prejudice and gender stereotypes, fostering greater acceptance and active participation in the proposed activities. Furthermore, the study revealed that student agency—through the search for artistic references, choreography development, and the organization of a school-wide cultural event (Sarau)—contributed to increased engagement and a stronger sense of belonging within the group. In conclusion, the integration of Dance into Physical Education not only supports students’ motor and expressive development but also serves as a vital pedagogical tool for fostering a more inclusive
and respectful school environment—one that actively combats prejudice and affirms cultural diversity.
Descrição
Roteiro e edição: William Gomes
Orientação e revisão: Profa. Dra. Daniela Bento-Soares
Palavras-chave
Dança, Escola, Estratégias pedagógicas, Dance, School, Pedagogical strategies
Idioma
Português