Logo do repositório
 

Dilemas e contradições da autonomia docente

dc.contributor.advisorBaldia, Denis Domeneghetti [UNESP]
dc.contributor.authorBombarda, Anderson [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-03-16T18:14:23Z
dc.date.available2018-03-16T18:14:23Z
dc.date.issued2018-01-25
dc.description.abstractO presente trabalho objetivou, através de pesquisa qualitativa, problematizar o papel da escola e do docente para a construção de uma educação autônoma, opondo-se às heteronomias formativas do sistema capitalista, criador de desigualdade através do processo hegemônico burguês. Como referência teórica para a categoria de análise, apropriamo-nos dos embasamentos de Kant e Paulo Freire, realizando convergências entre ambos, para compreender os mecanismos inerentes para uma educação que esteja estruturada sobre os preceitos autônomos. Como contribuições e possibilidades, apropriamo-nos do projeto educacional de Gramsci, trazendo em sua tônica a escola “unitária” como uma concebível resolução para os antagonismos existentes frentes à edificação da autonomia, criando uma linha tênue entre onilateralidade e autonomia.pt
dc.description.abstractThe present work aimed, through qualitative research, to problematize the role of the school and the teacher for the construction of an autonomous education, opposing the formative heteronomies of the capitalist system, creating inequality through the bourgeois hegemonic process. As a theoretical reference for the category of analysis, we take the basics of Kant and Paulo Freire, making convergences between the two, to understand the inherent mechanisms for an education that is structured on the autonomous precepts. As contributions and possibilities, we take Gramsci's educational project, bringing in its tonic the "unitary" school as a conceivable resolution to the existing antagonisms towards the construction of autonomy, creating a tenuous line between onilaterality and autonomy.en
dc.identifier.aleph000898361
dc.identifier.capes33004030079P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/153056
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAutonomiapt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectFilosofia reflexivapt
dc.subjectHegemoniapt
dc.subjectAutonomyen
dc.subjectCultureen
dc.subjectEducationen
dc.subjectReflective philosophyen
dc.subjectHegemonyen
dc.titleDilemas e contradições da autonomia docentept
dc.title.alternativeDilemmas and contradictions of teacher autonomyen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramEducação Escolar - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEducação escolarpt
unesp.researchAreaEstudos históricos, filosóficos e antropológicos sobre escola e culturapt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
bombarda_a_me_arafcl.pdf
Tamanho:
938.55 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.94 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: