Logotipo do repositório
 

Publicação:
Discutindo o papel do tutor presencial na formação de professores a distância

dc.contributor.authorSantos, Silvana Claudia dos
dc.contributor.authorViel, Silvia Regina
dc.contributor.authorBorba, Marcelo de Carvalho [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de Viçosa (UFV)
dc.contributor.institutionCentro Universitário de Franca (UniFACEF)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:55Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:55Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractEste artigo, que nasceu de uma pesquisa sobre a formação de professores de matemática a distância oferecida pelo Centro de Educação Superior do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ), tem por meta discutir o papel do tutor presencial na formação a distância. Tal curso de licenciatura é considerado pioneiro no Brasil e a sua metodologia semipresencial serviu de referência para outras propostas implementadas no país. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, a qual constata que o tutor não é reconhecido como professor, mas tem exercido, em inúmeras vezes, a função deste. A partir da análise dos dados, coletados por meio de entrevistas junto a alunos de diferentes polos regionais, é evidenciado que o tutor, em particular aquele que atua presencialmente, possui papel fundamental, uma vez que ele se apresenta como sendo a única referência docente dos estudantes. Diante disso, concluímos que é urgente a necessidade de se reconhecer profissionalmente a atuação do tutor como peça chave para uma formação a distância de qualidade, possibilitando, assim, que ele possa investir e concentrar esforços na docência em EaD e contribuir com o avanço da formação de professores a distância.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Matemática, Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro
dc.format.extent11669-11681
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 11669-11681
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-11669-11681.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes4055717099002218
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141658
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducação matemáticapt
dc.subjectEducação a distânciapt
dc.subjectLicenciaturapt
dc.titleDiscutindo o papel do tutor presencial na formação de professores a distânciapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes4055717099002218
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Rio Claropt
unesp.departmentEducação Matemáticapt
unesp.departmentMatemática - IGCEpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-11669-11681.pdf
Tamanho:
543.03 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format