Publicação: Análise participativa de risco de desastres na bacia do Juqueriquerê (Caraguatatuba): projetos de extensão como potencial em abordagem de ciência cidadã
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Data
Autores
Orientador
Marchezini, Victor
Coorientador
Tatiana Sussel Gonçalves Mendes
Pós-graduação
Desastres Naturais - ICT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Esta pesquisa teve como objetivo desenvolver uma metodologia participativa e colaborativa para analisar a criação social de riscos de desastres em cidades costeiras, com base em uma abordagem holística que combinou elementos sociais, urbanos, ambientais e de riscos de desastres. A metodologia propôs a convergência de três abordagens teóricas: i) o modelo analítico de Pressão e Liberação dos Desastres (Pressure and Release framework) para a identificação de pressões dinâmicas que contribuem para a criação de riscos de desastres; ii) a aplicação da matriz Força-Motriz-Pressão-Estado-Impacto-Resposta (FPEIR) para analisar as dimensões ambientais; e, iii) a matriz Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats (SWOT) para classificar os processos urbanos na análise do lugar. A metodologia combinou o uso de dados de sensoriamento remoto por satélite para analisar a expansão urbana e métodos de ciência cidadã, que prevê o envolvimento de não-cientistas na coleta e análise de dados sociais e ambientais. O projeto piloto foi realizado como parte de um projeto de extensão universitária local, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo, na Bacia do Rio Juqueriquerê, Caraguatatuba-SP, e também envolveu moradores e representantes da Prefeitura. A análise dos dados de sensoriamento remoto por satélite indicou expansão urbana contínua entre 1985 e 2020, principalmente no sul da bacia do Juqueriquerê, com redução da drenagem urbana e aumento da extensão e lâmina d'água das inundações urbanas e ribeirinhas. Com o uso de métodos de ciência cidadã, os alunos de graduação identificaram assentamentos com recursos econômicos limitados para elevar as casas e falta de infraestrutura para promover uma cidade costeira resiliente. Depois de identificar as pressões dinâmicas que contribuem para a criação de riscos de desastres e os pontos fracos e fortes de uma cidade resiliente, os alunos de graduação propuseram intervenções de planejamento urbano e infraestrutura cinza e verde para mitigar os riscos de desastres.
Resumo (inglês)
This dissertation aimed to develop a participatory methodology to analyze the disaster risk creation in coastal cities, based on a holistic approach that combined social, urban, environmental, and disaster risks elements. The methodology proposes the convergence of three theoretical approaches: i) the Pressure and Release (PAR) Framework for the identification of dynamic pressures that contribute to disaster risk creation; ii) the application of DriversPressure- State- Impact-Response (DPSIR) Framework to analyze environmental dimensions; and, iii) the Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats (SWOT) tool to classify urban processes in the analysis of places. The methodology combined the use of satellite remote sensing data to analyze the urban sprawl and citizen science methods to engage non-scientists in the data collection and analysis of social and environmental data. The pilot project was conducted as part of a local university extension project of the undergraduate course on Architecture and Urban Planning in the Juqueriquerê river basin, and also engaged residents and city hall representatives. The satellite remote sense data analysis indicated a continuous urban sprawl between 1985 and 2020, especially in the south of the Juqueriquerê watershed, reducing urban drainage and increasing the extension and water depth of urban flooding and riverine flood. Using citizen science methods, undergraduate students identified settlements with limited economic resources to elevate houses and a lack of infrastructure to promote a resilient coastal city. After identifying the dynamic pressures that contribute to disaster risk creation, and the weaknesses and strengths of a resilient city, undergraduate students proposed urban planning interventions and gray and green infrastructure to mitigate disaster risks.
Descrição
Palavras-chave
Extensão Universitária, ensino-aprendizagem, redução de risco de desastre, vulnerabilidade, comunidades costeiras, evolução histórica do risco de desastre, university extension, teaching-learning, disaster risk reduction, vulnerability, coastal communities, historical evolution of disaster risk
Idioma
Português