Logotipo do repositório
 

Publicação:
Métodos para encontrar retas tangentes ao longo da história

dc.contributor.advisorSantos, Elisangela Pavanelo Rodrigues dos [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira e Silva, Priscila de
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-07-01T17:54:41Z
dc.date.available2022-07-01T17:54:41Z
dc.date.issued2021-03-03
dc.description.abstractEste trabalho teve como intuito apresentar um estudo histórico dos diferentes métodos de se encontrar a reta tangente a uma curva, passando por um ponto qualquer. Para isso, ao final deste estudo, elaboramos uma apresentação, destacando a história desse conceito, para alunos da disciplina de História da Matemática, do curso de Licenciatura da Unesp de Guaratinguetá. Posterior à apresentação, disponibilizamos um questionário a eles que poderia nos proporcionar condições de discutir, “Modos pelos quais os alunos compreendem o processo histórico da matemática, no que refere ao estudo da reta tangente?”, questão norteadora do nosso trabalho. Esta pesquisa se caracteriza como qualitativa, desenvolvida a partir de um estudo de caso, em que a análise dos dados foi realizada por meio da metodologia fenomenológica. Os dados foram obtidos a partir das respostas desses alunos a um formulário elaborado no aplicativo Google Forms. O movimento de análise nos conduziu à constituição de duas categorias: uma que destaca que os alunos compreendem esse processo histórico a partir da construção do conceito matemático; e outra que aponta essa compreensão a partir de uma evolução do conceito matemático. Entendemos que os alunos expressam argumentos de que os processos de descoberta e de desenvolvimento se constituem como caminhos importantes para a compreensão de um conceito matemáticopt
dc.description.abstractThe objective of this work was to present a historical study of the different methods of finding the tangent line to a curve through any point. To this end, at the end of this study, we prepared a presentation, highlighting the history of this concept, for students of the History of Mathematics course, at the Unesp (São Paulo State University) in Guaratinguetá. After the presentation, we made a questionnaire available to them that could provide us with conditions to discuss, "Ways in which students understand the historical process of mathematics, regarding the study of the tangent line?", guiding question of our work. This research is characterized as qualitative, developed from a case study, in which data analysis was performed through phenomenological methodology. The data were obtained from the answers of these students to a form prepared in the Google Forms application. The analysis movement led us to the constitution of two categories: one that highlights that students understand this historical process from the construction of the mathematical concept; and another that points this understanding from an evolution of the mathematical concept. We understand that students express arguments that the processes of discovery and development are important paths to understanding a mathematical concepten
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235453
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectHistória da Matemáticapt
dc.subjectReta tangentept
dc.subjectConstrução do conceitopt
dc.subjectEvolução do conceitopt
dc.subjectHistory of Mathematicsen
dc.subjectTangent lineen
dc.subjectConstruction of the concepten
dc.subjectEvolution of the concepten
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt
dc.subjectMatemática - Pesquisapt
dc.subjectMatemática - históriapt
dc.titleMétodos para encontrar retas tangentes ao longo da históriapt
dc.title.alternativeMethods for finding tangent lines throughout historyen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Engenharia, Guaratinguetápt
unesp.undergraduateMatemática - FEGpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira-e-silva_p_tcc_guara.pdf
Tamanho:
1.45 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
oliveira-e-silva_p_tcc_guara._aut.pdf
Tamanho:
2.81 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: