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Publicação:
A imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatro

dc.contributor.advisorCintra, Wagner Francisco de Araújo [UNESP]
dc.contributor.authorOliveira, Roberto Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:22:27Z
dc.date.available2014-06-11T19:22:27Z
dc.date.issued2013-08-23
dc.description.abstractO resultado hoje apresentado pelo Grupo XPTO de Teatro é produto do amadurecimento da experiência com diferentes modalidades artísticas e da integração entre diversos meios expressivos. O procedimento integrador propõe alguns resultados, como é o caso do módulo cenográfico móvel, do figurino cenográfico, da aglutinação entre corpo do ator e estrutura do boneco, da máscara corporal e da ação cênica acrobática, dançante e cantante. Essa fusão dos meios expressivos confere certa autonomia ao artefato cênico, permitindo que este participe efetivamente da ação por meio de dispositivos que envolvem manipulação, manuseio, condução e portabilidade. Ao mesmo tempo, vincula-se a ação do ator à sua relação com o artefato cênico. É nossa intenção destacar a relação entre as origens da experiência do grupo e a concretização de sua linguagem tal como se tem hoje. Objetivamos demonstrar que o percurso histórico do Grupo XPTO de Teatro apresenta semelhanças com a sequência de transformações verificadas ao longo da história do teatro no século XX — especialmente do ponto de vista do resultado imagético obtido nos âmbitos da concepção, da execução e da recepçãopt
dc.description.abstractO resultado hoje apresentado pelo Grupo XPTO de Teatro é produto do amadurecimento da experiência com diferentes modalidades artísticas e da integração entre diversos meios expressivos. O procedimento integrador propõe alguns resultados, como é o caso do módulo cenográfico móvel, do figurino cenográfico, da aglutinação entre corpo do ator e estrutura do boneco, da máscara corporal e da ação cênica acrobática, dançante e cantante. Essa fusão dos meios expressivos confere certa autonomia ao artefato cênico, permitindo que este participe efetivamente da ação por meio de dispositivos que envolvem manipulação, manuseio, condução e portabilidade. Ao mesmo tempo, vincula-se a ação do ator à sua relação com o artefato cênico. É nossa intenção destacar a relação entre as origens da experiência do grupo e a concretização de sua linguagem tal como se tem hoje. Objetivamos demonstrar que o percurso histórico do Grupo XPTO de Teatro apresenta semelhanças com a sequência de transformações verificadas ao longo da história do teatro no século XX — especialmente do ponto de vista do resultado imagético obtido nos âmbitos da concepção, da execução e da recepçãoen
dc.format.extent151 f. : il.
dc.identifier.aleph000725492
dc.identifier.capes33004013063P4
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Roberto Rodrigues de. A imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatro. 2013. 151 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Artes, 2013.
dc.identifier.fileoliveira_rr_me_ia.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/86857
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectGrupo de Teatro XPTOpt
dc.subjectTeatro brasileiropt
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)pt
dc.subjectBrazilian dramapt
dc.titleA imagem poética que fundamenta a cena do Grupo XPTO de Teatropt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Artes, São Paulopt
unesp.graduateProgramArtes - IApt
unesp.knowledgeAreaArtes cênicaspt
unesp.researchAreaEstética e poéticas cênicaspt

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