Logotipo do repositório
 

Publicação:
Pensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofia

dc.contributor.authorGelamo, Rodrigo Pelloso [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T13:31:06Z
dc.date.available2014-05-20T13:31:06Z
dc.date.issued2008-12-01
dc.description.abstractNossa proposta para este artigo é indicar, a partir da análise de alguns textos de Deleuze e Guattari, uma forma de escapar do modo tradicional de fazer filosofia, chamado pelos referidos autores de modo maior. Nossa intenção é pensar uma possibilidade de problematização do ensino da filosofia que não se vincule às linhas majoritárias de pensamento filosófico ou educacional. Nesse sentido, mapearemos os pressupostos que a filosofia utiliza para começar a pensar filosoficamente e para enunciar seu discurso. Para isso, fundamentaremos nossa proposta na obra Diferença e repetição, de Gilles Deleuze (1968), especialmente no capítulo em que ele desenvolve as questões sobre a imagem do pensamento.pt
dc.description.abstractOur proposal for this paper is to indicate, through the analysis of some of Deleuze's and Guattari's texts, an alternative to escape from the traditional way of doing philosophy, which these authors call a major mode. Our intention is to think of a possibility of questioning the teaching of philosophy that is not related to the majority trends of philosophical or educational thoughts. Thus, we will develop a study of the presuppositions used in philosophy to start thinking philosophically and to enunciate its speech. In order to do that, we will base our proposal on the book Difference and repetition, by Gilles Deleuze (1968), especially on the chapter in which he develops the issues concerning the images of thought.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Programa de Pós-Graduação
dc.format.extent161-174
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0103-73072008000300008
dc.identifier.citationPro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 19, n. 3, p. 161-174, 2008.
dc.identifier.doi10.1590/S0103-73072008000300008
dc.identifier.fileS0103-73072008000300008.pdf
dc.identifier.issn0103-7307
dc.identifier.lattes7133231255687685
dc.identifier.orcid0000-0003-1532-3243
dc.identifier.scieloS0103-73072008000300008
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/10599
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Faculdade de Educação
dc.relation.ispartofPro-Posições
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectensino da filosofiapt
dc.subjectfilosofia francesa contemporâneapt
dc.subjectfilosofia da diferençapt
dc.subjectGilles Deleuzept
dc.subjectphilosophy teachingen
dc.subjectcontemporary French philosophyen
dc.subjectphilosophy of differenceen
dc.subjectGilles Deleuzeen
dc.titlePensar sem pressupostos: condição para problematizar o ensino da filosofiapt
dc.title.alternativeThinking without presuppositions: a condition to problematize the teaching of philosophyen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes7133231255687685
unesp.author.orcid0000-0003-1532-3243

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-73072008000300008.pdf
Tamanho:
252.69 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:

Coleções