Logotipo do repositório
 

Publicação:
Formação de psicólogos: análise curricular

dc.contributor.authorCalais, Sandra Leal [UNESP]
dc.contributor.authorPacheco, Elisabeth M. De Camargo
dc.contributor.institutionPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:46:35Z
dc.date.available2021-07-14T10:46:35Z
dc.date.issued2001-06
dc.description.abstractThis research characterized a Psychology study course within a public university, by analyzing official course plans (1999), applicable to discipline and probation programs. The analysis revealed that in 4140 hours, 15.2% are connected domain disciplines, 32.5% basic disciplines, 25.4% specific disciplines, 7.2% pedagogical disciplines and 19.6% supervised probation programs. Within basic single-theory disciplines, over multi-theory disciplines, 44% adopted a behaviorist approach, 19% adopted a psychosocial approach, 12.5% adopted an ethnological approach, 12.5% adopted a biological approach, 6% adopted a Piagetian approach and 6% adopted the vital cycle theory; therefore the multi-theoretical approach would be the wiser choice. Almost all disciplines of the connected domain type had psychology-related contents, which suggests the studies concern with the interrelation of the various disciplines. As far as the probation programs are concerned, the predominance of uni-theoretical approach suggests coherence in the advanced years of the studies.en
dc.description.abstractObjetivou-se caracterizar um curso de Psicologia de IES pública, São Paulo, analisando planos oficiais de ensino (1999) de suas disciplinas e estágios. Análises curriculares revelaram que, de 4140 horas, 15,2% são de disciplinas de domínio conexo, 32,5% básicas, 25,4% específicas, 7,2% pedagógicas e 19,6% de estágios supervisionados. Houve predominância do enfoque uniteórico. Nas disciplinas básicas uniteóricas 44% tinham abordagem behaviorista, 19% psicossocial, 12,5% etológica, 12,5% biológica, 6% piagetiana e 6% teoria do ciclo vital; o ideal seria o enfoque multiteórico ou o equilíbrio. A maioria das disciplinas de domínio conexo tinha conteúdo relacionado à Psicologia, sugerindo preocupação do curso com a inter-relação. Nos estágios supervisionados, o predomínio do enfoque uniteórico mostra coerência na organização dos conteúdos de final de curso.pt
dc.description.affiliationPontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista
dc.format.extent11-18
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572001000100002
dc.identifier.citationPsicologia Escolar e Educacional. Maringá, PR, Brazil: Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 5, n. 1, p. 11-18, 2001.
dc.identifier.doi10.1590/S1413-85572001000100002
dc.identifier.fileS1413-85572001000100002.pdf
dc.identifier.issn2175-3539
dc.identifier.scieloS1413-85572001000100002
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212881
dc.language.isopor
dc.publisherAssociação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE)
dc.relation.ispartofPsicologia Escolar e Educacional
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectPsychologist formationen
dc.subjectCurriculum analysisen
dc.subjectPsychologyen
dc.subjectFormação do psicólogopt
dc.subjectAnálise curricularpt
dc.subjectPsicologiapt
dc.titleFormação de psicólogos: análise curricularpt
dc.title.alternativePsychologist´s graduation: an analysis of the curriculumen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1413-85572001000100002.pdf
Tamanho:
28.81 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format