Logotipo do repositório
 

Publicação:
O corte é como o "pum": roteiros em linhas de errância

dc.contributor.advisorLeite, Cesar Donizetti Pereira [UNESP]
dc.contributor.authorCanto, Cláudia Seneme do
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-20T18:08:12Z
dc.date.available2022-06-20T18:08:12Z
dc.date.issued2021-12-17
dc.description.abstractProduzir cinema com crianças pode parecer impossível ao tomarmos como parâmetros as técnicas e conhecimentos que se colocam a uma produção audiovisual. Porém, novos mundos se descortinam ao experimentarmos as imagens produzidas pelas crianças para além da representação. Esta tese se propõe a pensar a partir de uma escrita espacial: Quais são as possibilidades de um cinema feito com e por crianças? Quais potenciais estéticos reverberam de suas composições fílmicas? O modo como elas filmam pode ser considerado outra forma de cartografar o espaço escolar? Como inaugurar um cinema para além do visível e no esxtra-campo? Os autores que nos ajudaram a pensar sobre estes movimentos e experiências foram Fernand Deligny, Gilles Deleuze, Henry Bergson e Foucault.pt
dc.description.abstractProducing cinema with children may seem impossible when we take as parameters such techniques and knowledge that apply to a an audiovisual production. However, new worlds unfold when we experience the images produced by children beyond representation. This thesis proposes to think from a spatial writing: What are the possibilities of a cinema made with and by children? What aesthetic potentials reverberate from your film compositions? Can the way they film be considered another way of mapping the school space? How to open a cinema beyond the visible and extra-field? Authors who helped to think about these movements and experiences were Fernand Deligny, Gilles Deleuze, Henry Bergson and Foucault.en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001.
dc.identifier.capes33004137064P2
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235197
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectCinemapt
dc.subjectInfânciapt
dc.subjectMontagempt
dc.subjectImagem-tempopt
dc.subjectImagem-movimentopt
dc.subjectExtra-campopt
dc.subjectCinemaen
dc.subjectChildhooden
dc.subjectImage-timeen
dc.subjectImage-motionen
dc.subjectExtra-frameen
dc.titleO corte é como o "pum": roteiros em linhas de errânciapt
dc.title.alternativeThe cut: scripts in wandering linesen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - IBpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaLinguagem Experiência Memória Formaçãopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
canto_cs_dr_rcla.pdf
Tamanho:
120.03 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.95 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: