Logotipo do repositório
 

Publicação:
A cultura afro-brasileira nos cursos de pedagogia: um estudo sobre as DCN e os efeitos da Lei 10.639/2003 nas universidades públicas paulistas

dc.contributor.advisorAragão, José Euzébio de Oliveira Souza [UNESP]
dc.contributor.authorMansão, Ana Cecília Rodrigues
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-01-27T17:44:39Z
dc.date.available2022-01-27T17:44:39Z
dc.date.issued2022-01-10
dc.description.abstractO objetivo principal desta pesquisa é investigar como são desenvolvidos os trabalhos com a Lei nº 10.639 de 2003 que trata sobre o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, assim como as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais nos Cursos de Pedagogia das universidades públicas estaduais paulistas, quais sejam a Universidade de São Paulo, a Universidade Estadual de Campinas e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”. Para coleta de dados foi feita uma pesquisa qualitativa, exploratória, bibliográfica e documental, tendo seu ponto basilar na análise dos Projetos Políticos Pedagógicos dos cursos de Licenciatura em Pedagogia das universidades. Os resultados assinalam abordagens bastante distintas com relação a Lei e as Diretrizes.pt
dc.description.abstractThe main objective of this research is to investigate how works are developed with Law No. 10.639 of 2003 which deals with the Teaching of Afro-Brazilian and African History and Culture, as well as the National Curriculum Guidelines for the Education of Ethnic-Racial Relations in Courses of Pedagogy of the São Paulo state public universities, namely the University of São Paulo, the State University of Campinas and the São Paulo State University “Júlio de Mesquita Filho”. For data collection a qualitative, exploratory, bibliographical and documental research was carried out, having its basic point in the analysis of the Pedagogical Political Projects of the Undergraduate Pedagogy courses of the universities. The results indicate very different approaches regarding the Law and the Guidelines.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/216125
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCultura afro-brasileirapt
dc.subjectEducationen
dc.subjectProfessores formaçãopt
dc.subjectTeachers trainingen
dc.subjectAfro-brazilian cultureen
dc.titleA cultura afro-brasileira nos cursos de pedagogia: um estudo sobre as DCN e os efeitos da Lei 10.639/2003 nas universidades públicas paulistaspt
dc.title.alternativeAfro-brazilian culture in pedagogy courses: a study on the DCN and the effects of Law 10.639/2003 in public universities in São Pauloen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduatePedagogia - IBpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mansão_acr_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.43 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.44 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
mansão_acr_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
365.84 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: