Logotipo do repositório
 

Publicação:
Discursos de estudantes sobre as radiações ionizantes e o seu ensino em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de física

dc.contributor.advisorSilva, Leandro Londero [UNESP]
dc.contributor.authorGombrade, Rafael [UNESP]
dc.date.accessioned2023-11-21T11:51:40Z
dc.date.available2023-11-21T11:51:40Z
dc.date.issued2023-08-22
dc.description.abstractNa educação formal, são os professores que têm a responsabilidade de abordar e tratar as questões relacionadas aos fenômenos relacionados ao tópico da Física das Radiações Ionizantes, sendo esse assunto geralmente encontrado no currículo de Ciências da Natureza e suas tecnologias do terceiro ano do ensino médio no Brasil. Entretanto, devido a questões como a reestruturação do currículo básico, a partir da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) as aulas de física deixaram de compor o currículo, passando a constituir a grande área de Ciências da Natureza. Essa transformação, acarreta na opção por conteúdos mais familiares aos professores de física que já se encontram no exercício da atividade, fazendo com que tópicos relacionados à Física das Radiações Ionizantes sejam abnegados pelos professores de física. Em geral, os professores afirmam que a inserção de tópicos de Física Moderna e Contemporânea, como é o caso das radiações ionizantes, é importante e necessária. Eles argumentam que esse tópico evidencia ao aluno a relação entre a física e a tecnologia, porém algumas produções apontam que esse tema não é abordado nas aulas devido à falta de preparo dos professores e a falta de tempo, causada em partes pelo extenso conteúdo de física clássica que deve ser tratado. Ademais, constatamos que dentro da UNESP existe uma escassez na oferta por disciplinas específicas que discutam aspectos relacionados à Física das Radiações Ionizantes. Diante dessas constatações, nosso trabalho tem como objetivo refletir sobre os discursos produzidos pelos estudantes participantes, acerca dos sentidos que atribuem aos conteúdos e fenômenos do âmbito das Radiações Ionizantes e às possibilidades para o seu ensino, por meio de elementos da Análise de Discurso de linha francesa. Optamos por um modelo de pesquisa de abordagem qualitativa, na medida em que utilizamos questionários como instrumentos de coleta de dados em nosso estudo. Para a análise desses dados, levamos em consideração os aportes teóricos da Análise de Discurso da linha Francesa, a partir das produções de Michel Pechêux e das obras de Eni Orlandi, bem como o trabalho de H.M.C Eijkelhof, pesquisador holandês que trata de questões conceituais da Física das Radiações Ionizantes. As análises indicaram que não há uma disciplina que discuta especificamente aspectos relacionados à temática da física das radiações ionizantes nos cursos de formação inicial da UNESP. A partir dessa constatação, desenvolvemos uma disciplina que contemplasse esse conteúdo, aja visto que são conceitos relevantes e fundamentais que devem constituir a formação inicial dos licenciandos em física, visto que esse conteúdo se faz presente nos documentos oficiais como parte do conteúdo a ser trabalhado na educação básica. Já em relação aos sentidos produzidos, pudemos verificar um avanço significativo dos participantes, já que identificamos nos discursos um avanço com o decorrer do curso, nos quais as respostas passaram a estar mais estruturadas, conceitualmente adequados e mais autênticos, sem se prender a respostas obtidas exclusivamente de textos digitais, oriundas de pesquisas da rede. Defendemos uma formação capaz de assegurar ao ensino básico um profissional que esteja preparado para lidar com os desafios que envolvam o ensino das radiações ionizantes e da radioatividade.pt
dc.description.abstractn formal education, it is the teachers who are responsible for addressing and dealing with issues related to phenomena related to the topic of Physics of Ionizing Radiation, this subject being generally found in the curriculum of Natural Sciences and its technologies of the third year of high school in Brazil. However, due to issues such as the restructuring of the basic curriculum, based on the new National Common Curricular Base (BNCC), physics classes are no longer part of the curriculum, becoming the major area of Natural Sciences. This transformation leads to the option for contents that are more familiar to physics teachers who are already in the exercise of the activity, making topics related to the Physics of Ionizing Radiation to be neglected by physics teachers. In general, professors state that the insertion of topics from Modern and Contemporary Physics, as is the case of ionizing radiation, is important and necessary. They argue that this topic shows the student the relationship between physics and technology, but some productions point out that this topic is not addressed in classes due to the lack of preparation of teachers and lack of time, partly caused by the extensive content of physics. classic that should be treated. In addition, we found that within UNESP there is a shortage in the supply of specific disciplines that discuss aspects related to the Physics of Ionizing Radiation. Given these findings, our work aims to reflect on the discourses produced by the participating students, about the meanings they attribute to the contents and phenomena of the scope of Ionizing Radiations and the possibilities for their teaching, through elements of Discourse Analysis line french. We opted for a research model with a qualitative approach, where we used questionnaires as data collection instruments in our study. For the analysis of these data, we took into account the theoretical contributions of Discourse Analysis from the French line, from the productions of Michel Pechêux and the works of Eni Orlandi, as well as the work of H.M.C Eijkelhof, a Dutch researcher who deals with conceptual issues of Physics of Ionizing Radiation. The analyzes indicated that there is no discipline that specifically discusses aspects related to the theme of the physics of ionizing radiation in the initial training courses at UNESP. Based on this observation, we developed a discipline that contemplated this content, since these are relevant and fundamental concepts that must constitute the initial training of undergraduates in physics, since this content is present in official documents as part of the content to be worked on in the basic cycle. In relation to the meanings produced, we were able to verify a significant advance of the participants, since we identified in the speeches an advance over the course of the course, in which the answers became more structured, conceptually adequate and more authentic, without being tied to the answers obtained exclusively of digital texts, derived from research on the web. We defend training capable of ensuring basic education with a professional who is prepared to deal with the challenges involved in teaching about ionizing radiation and radioactiviten
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.identifier.capes33004056079P0
dc.identifier.citationGombrade, R. Discursos de estudantes sobre as radiações ionizantes e o seu ensino em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de física. 2023. 243 p. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru, 2023.
dc.identifier.lattes1410599453596517
dc.identifier.orcid0000-0003-1451-8073
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/251376
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso restritopt
dc.subjectRadiação ionizantept
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectAnálise do discursopt
dc.titleDiscursos de estudantes sobre as radiações ionizantes e o seu ensino em uma disciplina de um curso de formação inicial de professores de físicapt
dc.title.alternativeStudent speeches about ionizing radiation and its teaching in a subject of an initial training course for physics teachersen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargo18 meses após a data da defesapt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação para a Ciência - FCpt
unesp.knowledgeAreaEnsino de ciências e matemáticapt
unesp.researchAreaLinguagem, discurso e Ensino de Ciênciaspt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gombrade_r_dr_bauru_int.pdf
Tamanho:
4.14 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
gombrade_r_dr_bauru_par.pdf
Tamanho:
1.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3.03 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: