Publicação: Literatura e cinema: as conexões em "As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa"
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Souza, Renata Junqueira de 

Coorientador
Pós-graduação
Educação - FCT
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
A presente pesquisa está vinculada à linha de pesquisa “Processos formativos, ensino e aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCT/UNESP), campus de Presidente Prudente. Considerando a leitura não como mera decodificação, mas como uma atividade reflexiva, esta pesquisa tem como principal objetivo reconhecer se e como a estratégia de leitura “conexão texto-texto”, entre As Crônicas de Nárnia e sua adaptação cinematográfica, pode ampliar as reflexões sobre as leituras tendo em vista o fantástico, partindo da hipótese de que a parceria entre as duas artes contribui para que os leitores e telespectadores melhor reflitam sobre uma narrativa. Para tal, essa pesquisa discute acerca do fantástico na literatura, especialmente infantojuvenil, e sua relevância para as crianças; estabelece relações entre a arte literária e a arte cinematográfica, identificando suas principais potencialidades no contexto da formação leitora; e, por fim, demonstra a aplicação da estratégia “Conexão texto-texto” em uma pesquisa de campo com um grupo determinado de crianças, para analisar se e como ela promove reflexão acerca do livro e filme propostos. Desse modo, esta foi uma pesquisa de característica qualitativa na qual foi realizado um aprofundamento bibliográfico e pesquisa-ação. Visto isso, o estudo foi realizado à luz dos estudos de autores como Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) e outros, para abordar a literatura fantástica; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. para as discussões acerca das relações entre literatura e cinema; e Girotto e Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) e outros para planejamento da parte prática da pesquisa, na qual foram realizados encontros de leitura do livro As Crônicas de Nárnia: o leão, a feiticeira e o guarda-roupa (LEWIS, 2022) com atividades e rodas de conversa, e em seguida encontros para assistir à adaptação cinematográfica desta obra, nos quais os participantes realizaram conexões entre a obra literária e fílmica. Os dados foram coletados por meio de diário de bordo da observadora, gravações audiovisuais e diário de leitura dos participantes; e posteriormente separados em quatro categorias para serem analisados. Com esta pesquisa, foi possível perceber que as duas artes, literária e fílmica, podem ser parceiras na formação de leitores, a partir do uso da estratégia de leitura conexão texto-texto, contribuindo para que leitores e telespectadores reflitam mais sobre a narrativa, alargando seus conhecimentos e reflexões, a partir das conexões realizadas entre as duas versões da história. Portanto, tornou-se um estudo capaz de contribuir para práticas que objetivam formar leitores, não sujeitos que apenas decodifiquem um texto, mas que pensem sobre ele.
Resumo (inglês)
This research is linked to the line “Formative processes, teaching and learning” of the Postgraduate Program in Education at Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista (FCT/UNESP) in Presidente Prudente. Considering reading not as a mere decoding, but as a reflective activity, this research has as main objective recognize if and how the reading strategy “text-to-text connection”, between The Chronicles of Narnia and its cinematographic adaptation, contributes to broaden reflections on readings with a view to the fantastic, starting from the hypothesis that the partnership between the two arts contributes for readers and viewers to better reflect on a narrative To this end, this research discuss about the fantastic in literature, especially for children and teenagers, and its relevance for them; it makes relationships between literary art and cinematographic art, identifying their main potentialities in the context of reading education; and demonstrates the application of the “text-to-text connection” strategy in a field research with a specific group of children, to analyze whether and how it promotes reflection on the proposed book and film. Thus, this was qualitative research in which a bibliographical deepening and action research was carried out. From that, the research was carried out based on the study of authors such as Todorov (1981), Roas (2014), Gama-Khalil (2013; 2019), Held (1980) and others, to speak fantastic literature; Hutcheon (2011), Sotta (2015), Bazin (1950) etc. for discussions about the relationship between literature and cinema; and Girotto and Souza (2010), Solé (1998), Cosson (2014) and others for planning the practical part of the research, in which were held reading meetings of the book The Chronicles of Narnia: the lion, the witch and the wardrobe (LEWIS, 2022) with activities and conversation circles, and then meetings to watch the cinematographic adaptation of this work, in which the participants made connections between the literary and filmic work. Data were collected through the observer's logbook, recordings, and participants' reading diary, and subsequently separated into four categories to be analyzed. With this research, it was possible to perceive that the both: literary and filmic arts can be partners in the formation of readers, from the use of the reading strategy “text-to-text connection”, contributing for readers and TV viewers to reflect more on the narrative, expanding their knowledge and reflections, based on the connections made between the two versions of the story. Therefore, it has become a study capable of contributing to practices that aim to form readers, not subjects who just decode a text, but who think about it.
Descrição
Palavras-chave
Literatura fantástica, Estratégias de leitura, Literatura e cinema, As Crônicas de Nárnia, Formação de leitores, Fantastic literature., Reading strategies, Literature and cinema, The Chronicles of Narnia, Reader formation
Idioma
Português