Logotipo do repositório
 

Publicação:
Ensino híbrido na era digital: a sala de aula invertida no processo de ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário

dc.contributor.advisorMenezes, Marizilda dos Santos [UNESP]
dc.contributor.authorPires, Gisely Andressa
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2022-06-02T22:31:59Z
dc.date.available2022-06-02T22:31:59Z
dc.date.issued2022-05-27
dc.description.abstractA presente pesquisa discute o processo de ensino-aprendizagem de modelagem do vestuário, área de conhecimento do design de moda, em que observamos a prática do modelo tradicional em sala de aula por grande parte dos docentes. Estudos apontam que para um aprendizado mais significativo, o aluno deve ser protagonista de seu aprendizado a partir de seus conhecimentos prévios, premissa determinante na visão dos teóricos construtivistas. Para isso, é necessário empregar métodos ativos de ensino. Além disso, com as mudanças culturais ocasionadas com os avanços das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), não faz sentido continuar empregando um modelo transmissivo em sala de aula. Com o propósito de difundir e contribuir para melhor compreensão da metodologia ativa Sala de Aula Invertida (SAI), a presente pesquisa tem por objetivo conceber um método para sua implementação na disciplina de modelagem do vestuário. Esse modelo ativo de ensino busca equilibrar a parte teórica e prática no processo de ensino-aprendizado por meio de três etapas fundamentais: pré-aula, durante a aula e pós aula, que impreterivelmente devem ser acompanhadas por avaliações formativas. Para tanto, a condução deste estudo deu-se a partir da metodologia científica Design Science, que tem por finalidade conceber um artefato a fim de solucionar ou melhorar sistemas existentes e contribuir para uma melhor atuação humana. As etapas da pesquisa, iniciou-se a partir da identificação e conscientização do problema, seguidas da proposição do artefato, avaliação e conclusão. Como resultado observamos que diversas estruturas podem ser delineadas para sua aplicação, assim como novos formatos de avaliação podem ser empregados com o auxílio das TDIC.pt
dc.description.abstractThe present research discusses the teaching-learning process of clothing modeling, an area of knowledge of fashion design, in which we observe the practice of the traditional model in the classroom by most teachers. Studies indicate that for a more meaningful learning, the student must be the protagonist of his learning from his previous knowledge, a determining premise in the view of constructivist theorists. For this, it is necessary to employ active teaching methods. Furthermore, with the cultural changes brought about by advances in Digital Information and Communication Technologies (DICT), it makes no sense to continue using a transmissive model in the classroom. With the purpose of disseminating and contributing to a better understanding of the Inverted Classroom active methodology, this research aims to devise a method for its implementation in the clothing modeling discipline. This active teaching model seeks to balance the theoretical and practical part of the teachinglearning process through three fundamental stages: pre-class, during class and after class, which must be accompanied by formative assessments. Therefore, this study was conducted from the Design Science scientific methodology, which aims to design an artifact in order to solve or improve existing systems and contribute to a better human performance. The research stages began with the identification and awareness of the problem, followed by the proposition of the artifact, evaluation and conclusion. As a result, we observed that several structures can be designed for its application, as well as new evaluation formats can be used with the help of TDIC.en
dc.identifier.capes33004056082P0
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/235005
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectDesign de modapt
dc.subjectModelagem do vestuáriopt
dc.subjectSala de aula invertidapt
dc.subjectTecnologias digitais de informação e comunicaçãopt
dc.subjectFashion designen
dc.subjectPatternmaking for fashion designen
dc.subjectHigheren
dc.subjectFlipped classroomen
dc.subjectDigital information and communication technologiesen
dc.titleEnsino híbrido na era digital: a sala de aula invertida no processo de ensino-aprendizagem de modelagem do vestuáriopt
dc.title.alternativeHybrid teaching in the digital age: the flipped classroom in the teaching-learning process patternmakingen
dc.typeTese de doutorado
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDesign - FAACpt
unesp.knowledgeAreaDesenho de produtopt
unesp.researchAreaPlanejamento de produtopt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
pires_ga_dr_bauru.pdf
Tamanho:
74.37 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
3 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: