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Publicação:
Jogo de papéis: brincando de padaria

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Orientador

Silva, Luciene Ferreira da

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Objeto educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Considerando o resultado da dissertação sobre o jogo de papéis, o objetivo geral foi contribuir para que o jogo de papéis seja utilizado como um momento de aprendizagem, de maneira intencional e crítica, por meio da materialidade histórica do homem em sociedade. Concomitantemente, os objetivos específicos são: desenvolver uma sequência didática para os alunos com sugestões para os professores; por meio dos referenciais teóricos críticos, analisar a prática à luz dos estudos da Pedagogia Histórico-Crítica; contribuir para que o professor possa trabalhar de maneira intencional o jogo de papéis na Educação Infantil. Sendo assim, a metodologia de desenvolvimento do objeto de ensino sustentando-se na Pedagogia Histórico-Crítica articulou os cincos momentos do método de ensino da Pedagogia Histórico-Crítica propostos por Saviani (1999): prática social, problematização, instrumentalização, catarse e prática social. O objeto de ensino desenvolvido se sustenta na Pedagogia Histórico-Crítica, na totalidade, na dialética e na práxis, não perdendo de vista os processos contraditórios e hegemônicos da prática social. Esse objeto de ensino destina-se as crianças da Educação Infantil. O jogo desenvolvido com as crianças foi confeccionado pela professora pesquisadora utilizando uma caixa de papelão que continha: Fichas com as profissões; Fichas coloridas representando o dinheiro e cartão de crédito; Massinha de modelar; Chapéu ou boné branco; Rolinhos de plástico ou de madeira; Pratinhos, Garfinhos; Colherinhas; Copinhos de plástico; Vassoura; Rodo; Pá; Pano para limpar; Avental de TNT; Touca; Luva descartável; Borrifador com álcool; Cesto de pão; Bandejas descartáveis. Desse modo, o objeto de ensino desenvolvido, promoveu situações de ensino que fizeram com que as crianças estabelecessem relações com realidade, tiveram acesso ao conhecimento científico, por meio da intervenção docente, contribuindo para o processo de ensino e de aprendizagem, oferecendo possíveis caminhos de intervenção pedagógica do jogo de papéis na Educação Infantil.

Resumo (inglês)

Considering the results of the dissertation on role-playing, the general objective was to contribute to the use of role-playing as a learning moment, in an intentional and critical manner, through the historical materiality of man in society. At the same time, the specific objectives are: to develop a didactic sequence for students with suggestions for teachers; through critical theoretical references, to analyze the practice in light of studies of Historical-Critical Pedagogy; to contribute so that the teacher can work intentionally with role-playing in Early Childhood Education. Therefore, the methodology for developing the teaching object based on Historical-Critical Pedagogy articulated the five moments of the teaching method of Historical-Critical Pedagogy proposed by Saviani (1999): social practice, problematization, instrumentalization, catharsis and social practice. The teaching object developed is based on Historical-Critical Pedagogy, in its entirety, in dialectics and in praxis, without losing sight of the contradictory and hegemonic processes of social practice. This teaching object is intended for children in Early Childhood Education. The game developed with the children was made by the research teacher using a cardboard box that contained: Cards with professions; Colored cards representing money and credit cards; Modeling clay; White hat or cap; Plastic or wooden rollers; Small plates, forks; Small spoons; Plastic cups; Broom; Squeegee; Dustpan; Cleaning cloth; Non-woven apron; Cap; Disposable gloves; Alcohol spray bottle; Bread basket; Disposable trays. In this way, the teaching object developed promoted teaching situations that made the children establish relationships with reality, had access to scientific knowledge, through teacher intervention, contributing to the teaching and learning process, offering possible paths for pedagogical intervention of role-playing in Early Childhood Education.

Descrição

Palavras-chave

Educação Infantil, Jogo de papéis, Pedagogia Histórico-Crítica

Idioma

Português

Como citar

SUDO, Adriana Nita Martinez. Jogo de papéis: brincando de padaria. Orientadora: Luciene Ferreira da Silva. 2024. 39 p. Objeto Educacional (Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2024.

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