Publicação: Análise da História e Filosofia da Ciência no conteúdo de radioatividade em livros didáticos de química do ensino médio do PNLD de 2018
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Massi, Luciana 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Química - IQ
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso restrito
Resumo
Resumo (português)
Os livros didáticos ainda são os principais materiais didáticos disponíveis nas escolas públicas
brasileiras, eles são distribuídos por meio do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).
Os conteúdos contidos nos livros didáticos apresentam distorções no entendimento podendo
contribuir para as visões distorcidas de ciência. Realizando um breve levantamento nas bases
de dados Portal Periódico Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD),
encontrou-se poucos trabalhos com o conteúdo de radioatividade abordando a análise de
livros didáticos. A pesquisa que deu origem a este estudo, investigou Irène Joliot-Curie e a
radioatividade artificial, apontando a radioatividade como possível conteúdo clássico. Posto
isso, buscou-se analisar sua contribuição nos livros didáticos considerando a importância da
contextualização histórica-filosófica no ensino de tais conteúdos. Portanto, o objetivo deste
trabalho é compreender por meio da análise dos livros didáticos aprovados no PNLD do ano
de 2018 a abordagem da História e Filosofia da Ciência no conteúdo de radioatividade.
Analisou-se no estudo seis livros didáticos de Química, por meio de cinco categorias a priori
pautadas na literatura da área. As categorias organizadas são: 1. Linearidade dos conceitos
considerando seu contexto histórico: analisa como o processo de construção das ideias
científicas é abordado nos livros didáticos; 2. Descrição dos personagens e sua imagem como
heróis: evidencia como os cientistas são mencionados nos livros didáticos e quais informações
aparecem; 3. Referências, fontes primárias e secundárias: aborda quais fontes são
mencionadas nos livros didáticos; 4. Contextualização social: analisa como a contextualização
histórica e social é realizada nos livros didáticos; 5. Menção explícita da História e da
Filosofia da Ciência: identifica se a História e a Filosofia da Ciência são citadas nos livros
didáticos. Observou-se que os livros didáticos apresentam os avanços dos conceitos de acordo
com os anos de descobertas. As informações dos cientistas que mais aparecem são: nome,
formação, país de origem, ano de nascimento e falecimento. Os autores dos livros didáticos
utilizam fontes secundárias para abordar a contextualização histórica. Apesar dos
conhecimentos seguirem a ordem cronológica, interpretou-se que nos livros didáticos há
pouca contribuição da História e Filosofia da Ciência, visto que temos pouca contextualização
histórica e informação dos cientistas.
Resumo (inglês)
Books are still the main teaching materials available in Brazilian public schools, they are
distributed through the Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). The contents
contained in textbooks present distortions in understanding and may contribute to distorted
views of science. Through a bibliographic brief survey in the databases Portal Periódico
Capes e Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), few studies addressed the
content of radioactivity and the analysis of textbooks. The research that gave rise to this
study investigated Irène Joliot-Curie and artificial radioactivity, pointing to radioactivity as a
possible classical content. Thus, it was felt the need to analyze their contribution to
textbooks considering the importance of historical-philosophical contextualization in the
teaching of such content. Therefore, the objective of this work is to understand through the
analysis of the textbooks approved in the NTP 2018 the approach of history and philosophy
of science in the content of radioactivity. Six chemistry textbooks were analyzed in this
study, using five a priori categories based on the literature of the area. The organized
categories are: 1. Linearity of concepts considering their historical context: analyzes how the
process of construction of scientific ideas is addressed in textbooks; 2. Description of the
characters and their image as heroes: analyzes how scientists are mentioned in textbooks and
what information appears; 3. References, primary and secondary sources: analyzes which
sources are mentioned in textbooks; 4. Social contextualization: analyzes how historical and
social contextualization is performed in textbooks; 5. Explicit mention of the History and
Philosophy of Science: identifies whether the History and Philosophy of Science are cited in
textbooks. In the analyses, it was observed that the books present the advances of concepts
according to the years of discoveries. Although knowledge follows a chronological order, it
was interpreted that in the books there is little contribution of the History and Philosophy of
Science, since we have little historical contextualization and information from scientists,
besides the contents being summarized and transposed to be presented in the books.
Descrição
Palavras-chave
História, Filosofia da ciência, Análise de livro didático, Radioatividade
Idioma
Português