Publicação:
Poe diante do espelho: uma nova leitura da literatura fantástica

dc.contributor.advisorCamarani, Ana Luiza Silva [UNESP]
dc.contributor.authorMachado, Daniel Leite [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-06-11T19:25:23Z
dc.date.available2014-06-11T19:25:23Z
dc.date.issued2011-05-23
dc.description.abstractEdgar Allan Poe afirma a respeito de seu poema The raven, em seu ensaio The philosophy of composition, que “[...] nenhum ponto de sua composição se refere ao acaso, ou à intuição, que o trabalho caminhou, passo a passo, até completar-se, com a precisão e a sequência rígida de um problema matemático”, demonstrando, por isso, que ele entendia ser o processo criativo um ato puramente lógico, consciente e analítico. E, de fato, a análise de seus textos comprova a proposição citada. Além disso, o autor americano é considerado por grande parte da crítica literária como o mestre do horror, figurando alguns de seus textos no cânone das obras primas do fantástico, sendo quase que indispensável a presença de algum de seus contos em uma coletânea dessa categoria literária. Partindo-se, então, desses elementos foi possível levantar a hipótese de que, como a obra poeana está tão intimamente relacionada ao fantástico, a análise de seu racional e sistemático método composicional poderá conduzir à inclusão de novos elementos à estrutura já existente da literatura fantástica. Assim, a presente pesquisa procurou sistematizar o peculiar modus operandi de Poe através da análise de seus contos The black cat, The fall of the house of Usher, The oval portrait, The man of the crowd, William Wilson, Ligeia, e ensaios The philosophy of composition Philosophy of furniture e The poetic principle, para em seguida contrastar os resultados obtidos com as teorias do fantástico, em especial a de Todorov, permitindo estabelecer, dessa forma, pouco a pouco, outra leitura da literatura fantástica, sob a ótica da própria teoria pessoal de Edgar Allan Poept
dc.description.abstractEdgar Allan Poe said about his poem The Raven, in his essay The philosophy of composition, that [...] no one point in its composition is referrible either to accident or intuition - that the work proceeded, step by step, to its completion with the precision and rigid consequence of a mathematical problem. thereby demonstrating that he understood the creative process is a purely logical, conscious and analytical. And indeed, analysis of his texts proves the proposition cited. In addition, the american author is seen by much of literary criticism as the master of horror, featuring some of his texts in the canon of masterpieces of fantastic, with almost indispensable the presence of some of his tales in a collection of this literary category. Starting from those factors, it was possible to hypothesize that as the Poe‟s work is so closely related to the fantastic, the analysis of their rational and systematic compositional method may lead to inclusion of new elements the existing structure of fantastic literature. Thus, this research sought to systematize the peculiar modus operandi of Poe through the analysis of his short stories The black cat, The fall of the house of Usher, The oval portrait, The man of the crowd, William Wilson, Ligeia, and the essays The philosophy of composition, Philosophy of furniture and The poetic principle, then to contrast the results with the theories of fantastic, particularly Todorov‟s, establishing, thus, little by little, another reading of fantastic literature, from the perspective of their own Edgar Allan Poe‟s personal theoryen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.format.extent153 f.
dc.identifier.aleph000643997
dc.identifier.capes33004030016P0
dc.identifier.citationMACHADO, Daniel Leite. Poe diante do espelho: uma nova leitura da literatura fantástica. 2011. 153 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara, 2011.
dc.identifier.filemachado_dl_me_arafcl.pdf
dc.identifier.lattes2894307430408853
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/91525
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectPoe, Edgar Allan, 1809-1849pt
dc.subjectLiteraturapt
dc.subjectLiteratura fantasticapt
dc.subjectFantasticopt
dc.subjectFilosofia da composiçãopt
dc.subjectFantastic literatureen
dc.subjectPhilosophy of compositionen
dc.titlePoe diante do espelho: uma nova leitura da literatura fantásticapt
dc.typeDissertação de mestrado
dspace.entity.typePublication
unesp.advisor.lattes2894307430408853[1]
unesp.advisor.orcid0000-0003-0072-2866[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.graduateProgramEstudos Literários - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaEstudos literáriospt
unesp.researchAreaTeorias e crítica da narrativapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
machado_dl_me_arafcl.pdf
Tamanho:
650.07 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format