Logotipo do repositório
 

Publicação:
Escolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professores

dc.contributor.authorMartins-salandim, Maria Ednéia [UNESP]
dc.contributor.authorGarnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-07-14T10:48:14Z
dc.date.available2021-07-14T10:48:14Z
dc.date.issued2010
dc.description.abstractThe central focus of this paper is to establish that the Brazilian Education Programa to prepare professionals in Technical-Agricultural Schools is suffering a kind of marginalization which comes from two distinct perspectives: the intention to prepare professionals (being a branch of Technical Education) and the relationship to the countryside (a community space historically seen as peripheral in its relation to urban culture). The paper discusses - from a historical and sociological point of view and using Oral History as methodological approach - the experiences of Math's teachers in their daily struggles against some conceptions of other teachers (mainly those of technical areas) and against all the ''regular'' schooling system.en
dc.description.abstractValendo-se da metodologia da História Oral, este artigo pretende estudar a formação de professores de Matemática e suas práticas relativas ao ensino de Matemática em Escolas Técnicas Agrícolas. Com base em uma síntese histórico-sociológica sobre o panorama rural brasileiro, a constituição do ensino técnico e o desenvolvimento do ensino técnico agrícola, este artigo defende que as escolas técnicas agrícolas sofrem uma dupla marginalização: por um lado, proveniente de sua natureza profissionalizante, e, por outro, dada sua vinculação com o meio campesino. Tal marginalização ocupa também o interior das escolas, onde os professores de Matemática executam uma coreografia de resistências e acomodações em relação aos professores das áreas técnicas e, de modo geral, ao sistema regular de ensino.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências
dc.format.extent235-258
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100014
dc.identifier.citationCiência & Educação (Bauru). Bauru, SP, Brazil: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 235-258, 2010.
dc.identifier.doi10.1590/S1516-73132010000100014
dc.identifier.fileS1516-73132010000100014.pdf
dc.identifier.issn1516-7313
dc.identifier.issn1980-850X
dc.identifier.scieloS1516-73132010000100014
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/212991
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru.
dc.relation.ispartofCiência & Educação (Bauru)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectTechnical-Agricultural schooling systemen
dc.subjectHistory of Brazilian mathematics educationen
dc.subjectTeachers formationen
dc.subjectMath's teaching and learningen
dc.subjectEscolas Técnicas Agrícolaspt
dc.subjectHistória da educação matemática brasileirapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectEnsino de Matemáticapt
dc.titleEscolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professorespt
dc.title.alternativeTechnical Education related to Agricultural affairs: some remarks on teachers preparation and mathematics educationen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.departmentMatemática - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S1516-73132010000100014.pdf
Tamanho:
174.6 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format