Publicação: Escolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professores
dc.contributor.author | Martins-salandim, Maria Ednéia [UNESP] | |
dc.contributor.author | Garnica, Antonio Vicente Marafioti [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:48:14Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:48:14Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.description.abstract | The central focus of this paper is to establish that the Brazilian Education Programa to prepare professionals in Technical-Agricultural Schools is suffering a kind of marginalization which comes from two distinct perspectives: the intention to prepare professionals (being a branch of Technical Education) and the relationship to the countryside (a community space historically seen as peripheral in its relation to urban culture). The paper discusses - from a historical and sociological point of view and using Oral History as methodological approach - the experiences of Math's teachers in their daily struggles against some conceptions of other teachers (mainly those of technical areas) and against all the ''regular'' schooling system. | en |
dc.description.abstract | Valendo-se da metodologia da História Oral, este artigo pretende estudar a formação de professores de Matemática e suas práticas relativas ao ensino de Matemática em Escolas Técnicas Agrícolas. Com base em uma síntese histórico-sociológica sobre o panorama rural brasileiro, a constituição do ensino técnico e o desenvolvimento do ensino técnico agrícola, este artigo defende que as escolas técnicas agrícolas sofrem uma dupla marginalização: por um lado, proveniente de sua natureza profissionalizante, e, por outro, dada sua vinculação com o meio campesino. Tal marginalização ocupa também o interior das escolas, onde os professores de Matemática executam uma coreografia de resistências e acomodações em relação aos professores das áreas técnicas e, de modo geral, ao sistema regular de ensino. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Matemática | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências | |
dc.format.extent | 235-258 | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132010000100014 | |
dc.identifier.citation | Ciência & Educação (Bauru). Bauru, SP, Brazil: Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 16, n. 1, p. 235-258, 2010. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/S1516-73132010000100014 | |
dc.identifier.file | S1516-73132010000100014.pdf | |
dc.identifier.issn | 1516-7313 | |
dc.identifier.issn | 1980-850X | |
dc.identifier.scielo | S1516-73132010000100014 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212991 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências, campus de Bauru. | |
dc.relation.ispartof | Ciência & Educação (Bauru) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Technical-Agricultural schooling system | en |
dc.subject | History of Brazilian mathematics education | en |
dc.subject | Teachers formation | en |
dc.subject | Math's teaching and learning | en |
dc.subject | Escolas Técnicas Agrícolas | pt |
dc.subject | História da educação matemática brasileira | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt |
dc.title | Escolas técnicas agrícolas: um estudo sobre ensino de matemática e formação de professores | pt |
dc.title.alternative | Technical Education related to Agricultural affairs: some remarks on teachers preparation and mathematics education | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.department | Matemática - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S1516-73132010000100014.pdf
- Tamanho:
- 174.6 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format