Logotipo do repositório
 

Publicação:
Estratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica

dc.contributor.advisorBento-Soares, Daniela [UNESP]
dc.contributor.authorJesus, Paloma Rodrigues de
dc.date.accessioned2023-12-18T23:36:17Z
dc.date.available2023-12-18T23:36:17Z
dc.date.issued2023-11-08
dc.description.abstractAs diferentes modalidades e práticas ginásticas são marcadas pelos movimentos básicos dessa grande prática corporal. Dentre as diversas formas de classificação de tais movimentos, os Padrões Básicos de Movimento (PBM) foram abordados por Russell e Kinsman (1986) em seis categorias: posições estacionárias (apoios, equilíbrios e suspensões), saltos, deslocamentos, rotações, balanços e aterrissagens. Apesar de tais movimentos serem a base para a realização das práticas gímnicas, muitas vezes ainda são ensinados de maneira direcionada, uniformizada e pouco criativa, sem reflexões sobre a temática, em mesmos arranjos pedagógicos por parte dos/as professores/as e treinadores/as. Além disso, muitos/as profissionais de Educação Física sentem-se inseguros/as em trabalhar com a Ginástica, seja de forma competitiva ou não, em clubes, academias ou escolas. Isso ocorre, em grande parte, pelo fato de esses/as profissionais não terem conhecimentos técnicos suficientes sobre a prática. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo apresentar diferentes estratégias pedagógicas que podem ser utilizadas para o ensino dos PBM nas aulas de Ginástica. Este é um ensaio de abordagem qualitativa e, para a realização da pesquisa, realizou-se um levantamento sobre a temática em Manuais de Ginástica, livros didáticos e artigos e trabalhos que trazem informações pedagógicas sobre o tema proposto, bem como levantadas atividades realizadas pela pesquisadora como aluna e como monitora de aulas de Ginástica em projetos de Extensão Universitária. Como resultado, foram apresentadas estratégias pedagógicas, divididas nos seguintes segmentos: brincadeiras, circuitos, colunas, diagonais, em roda e estações. Por fim, pode-se dizer que são muitas as possibilidades de ensino dos PBM, mas ainda é necessária a elaboração de materiais que possibilitem e estimulem a reflexão dos/as profissionais da área quanto aos seus métodos de ensino e/ou que possam ser utilizados como inspirações para profissionais que estão iniciando sua atuação pedagógica.pt
dc.description.abstractThe different modalities and gymnastic practices are characterized by the basic movements of this extensive body practice. Among the various ways of classifying such movements, the Basic Movement Patterns (BMP) were approached by Russell and Kinsman (1986) in six categories: stationary positions (supports, balances and suspensions), jumps, displacements, rotations, balances and landings. Although these movements are the basis for performing gymnastics practices, they are often taught in a targeted, standardized and uncreative way, without reflections on the subject, in the same pedagogical arrangements by teachers and coaches. In addition, many physical education professionals feel insecure about working with gymnastics, whether competitively or not, in clubs, gyms or schools. This is largely due to the fact that these professionals do not have sufficient technical knowledge about the practice. Therefore, the present study aimed to present different pedagogical strategies that can be used for teaching BMP in gymnastic classes. This is a qualitative approach essay, and for the research, a survey was conducted on the subject in Gymnastics Manuals, textbooks, articles, and works that provide pedagogical information on the proposed topic, as well as activities carried out by the researcher as a student and as a monitor in Gymnastics classes in university extension projects. As a result, pedagogical strategies were presented, divided into the following segments: games, circuits, lines, diagonals, in a circle and stations. Finally, it can be said that there are many possibilities for teaching BMP, but the development of materials that enable and encourage reflection among professionals in the field regarding their teaching methods is still necessary, and these materials can also serve as inspiration for professionals who are beginning their pedagogical work.en
dc.description.sponsorshipNão recebi financiamento
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/252112
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.subjectEstratégias pedagógicaspt
dc.subjectGinásticapt
dc.subjectPadrões básicos de movimentopt
dc.subjectPedagogical strategiesen
dc.subjectGymnasticsen
dc.subjectBasic movement patternsen
dc.titleEstratégias pedagógicas para o ensino dos padrões básicos de movimento nas aulas de ginástica
dc.title.alternativePedagogical strategies for teaching basic movement patterns in gymnastics classesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca pública
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Educação Física

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
jesus_pr_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
1.89 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.43 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
jesus_pr_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
118.95 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: