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Formação de professores em educação infantil: saberes pedagógicos

dc.contributor.authorCarvalho, Saulo Rodrigues de [UNESP]
dc.contributor.authorFerracioli, Marcelo Ubiali [UNESP]
dc.contributor.authorMagalhães, Giselle Modé [UNESP]
dc.contributor.authorKawakami, Fábio [UNESP]
dc.contributor.authorTrindade, Rafaela Gabani [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-09-01T13:57:59Z
dc.date.available2016-09-01T13:57:59Z
dc.date.issued2005
dc.description.abstractEste trabalho intitulado Saberes Pedagógicos em Educação Infantil (IE) integra produções do Centro de Educação Continuada em Educação Matemática, Científica e Ambiental (CECEMCA) da Unesp Núcleo Bauru. Trata-se de material conceitual e orientações práticas gerais voltados ao desenvolvimento do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 6 anos. O caderno em questão organiza-se em dez capítulos, cada um deles convertidos em aulas no processo de formação continuada. Aborda, primeiramente, a história dos destinos institucionais vividos pelas crianças de 0 a 6 anos no Brasil e os desafios ainda impostos tendo em vista a superação da precariedade ainda presente nas escolas de Educação Infantil. A seguir, sistematiza considerações e críticas acerca do RCNEI, único documento oficial para subsidiar os trabalhos neste seguimento educacional. Na seqüência versa sobre as concepções teóricas de Piaget e Vigotski, referências teóricas mais presentes na formação de professores atualmente. Em seu capítulo 4 aborda o desenvolvimento infantil apresentando suas prioridades gerais básicas e seus marcos referenciais (motor, cognitivo, afetivo e social) mais decisivos no referido desenvolvimento. Dando continuidade, coloca em destaque os processos de ensinar e aprender como fundamentos da prática pedagógica em EI que, em última instância, efetiva-se no trabalho coletivo. Assim, dedica-se atenção especial ao contexto educativo, analisando-se a esfera da EI em seus múltiplos seguimentos (crianças, educadores, famílias, comunidade, equipe multidisciplinar de apoio). Ainda tendo como foco a prática pedagógica prioriza-se os processos de avaliação em suas relações com os procedimentos de observação, análise e registro, bem como a interação professor-aluno, o que ocorre respectivamente, nos capítulos 7 e 8. O capítulo 9 organiza-se em torno de três questões: a necessidade do vínculo escola-família, comunicação escola-família e a necessidade de valorização da escola de EI e da família, face a importância desta relação para o trabalho com crianças de 0 a 6 anos. Finalizando, no capítulo 10, discorre-se sobre o Projeto Político Pedagógico a partir de seus elementos constitutivos, em especial, fundamentos políticos, éticos e filosóficos, fundamentos epistemológicos e fundamentos didáticos, tendo em vista a construção efetiva de um trabalho educativo, qualitativamente superior em EI. Este estudo é um suporte teórico aos docentes de EI que eventualmente se matricularão nos cursos oferecidos pelo CECEMCA.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências de Bauru
dc.format.extent088
dc.identifierhttp://www.unesp.br/proex/programas/pcct_3congresso.php
dc.identifier.citationCONGRESSO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA, 3., 2005, Águas de Lindólia. Anais... São paulo: PROEX; UNESP, 2005. p. 088
dc.identifier.file2005-088-carvalho.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/143535
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.relation.ispartofCongresso de Extensão Universitária
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourcePROEX
dc.titleFormação de professores em educação infantil: saberes pedagógicospt
dc.typeTrabalho apresentado em eventopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt

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