Logo do repositório
 

Teletandem e formação de professores de línguas: um estudo acerca das possibilidades de integração nos cursos de Letras

dc.contributor.advisorMessias, Rozana Aparecida Lopes [UNESP]
dc.contributor.authorZakir, Maisa de Alcântara
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências e Letras de Assispt
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)pt
dc.date.accessioned2024-11-01T22:25:37Z
dc.date.available2024-11-01T22:25:37Z
dc.date.issued2024-10-28
dc.description.abstractÀ medida que a tecnologia se tornou uma ferramenta importante em diferentes contextos educacionais, práticas telecolaborativas têm sido desenvolvidas com o objetivo de ampliar as experiências de professores e alunos para o aprendizado de línguas e culturas. O Teletandem é um contexto de aprendizagem online, no qual os princípios de autonomia, reciprocidade e uso separado de línguas são utilizados por meio de aplicativos para comunicação síncrona por meio de áudio, vídeo e mensagens escritas. Os parceiros de teletandem ajudam-se mutuamente no aprendizado de sua língua materna (ou de proficiência) e desempenham os papéis de “professor” e “aprendiz” separadamente pelo mesmo período de tempo em sessões online. O projeto intitulado “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” surgiu em 2006 e, ao longo dos anos, tem recebido mais apoio e reconhecimento de pesquisadores e instituições não só da UNESP, mas de todo o mundo. Atualmente desenvolvido institucionalmente nos campi de Assis, Araraquara e São José do Rio Preto, que oferecem o curso de licenciatura em Letras, o Teletandem é uma atividade integrada ao currículo de diversas universidades estrangeiras que adotaram essa prática em seus cursos de português. Neste projeto de pesquisa, os objetivos são: investigar as contribuições do Teletandem para a formação de professores de línguas e analisar a viabilidade da integração da prática telecolaborativa no currículo dos cursos de graduação em Letras da UNESP. Inicialmente, será realizado um mapeamento do Teletandem por meio da investigação de documentos relacionados às atividades e parcerias do projeto nos três campi onde ele ocorre. Além disso, serão coletadas informações do perfil e do número de interagentes brasileiros, bem como narrativas escritas por eles para analisar o papel do Teletandem em relação ao seu próprio processo de formação como professores. O mapeamento do contexto teletandem será realizado por meio de uma análise documental e as narrativas serão investigadas com base em uma metodologia qualitativa interpretativista de pesquisa. Os resultados da investigação aqui proposta poderão encaminhar ações para uma possível integração do Teletandem no currículo dos cursos de Letras na UNESP.pt
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pesquisa (PROPe UNESP)pt
dc.description.sponsorshipIdPROPe UNESP: 4264
dc.identifier.citationZAKIR, Maisa de Alcântara. Teletandem e formação de professores de línguas: um estudo acerca das possibilidades de integração nos cursos de Letras. Supervisora: Profª. Drª. Rozana Aparecida Lopes Messias. 2024. Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.pt
dc.identifier.lattes4252071313313148
dc.identifier.orcid0000-0002-1792-3026
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/257987
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectTeletandempt
dc.subjectLetraspt
dc.titleTeletandem e formação de professores de línguas: um estudo acerca das possibilidades de integração nos cursos de Letraspt
dc.title.alternativeTeletandem and Language Teacher Education: a study on the possibilities of integration in Bachelor's Degree in Language Educationen
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryc3f68528-5ea8-4b32-a9f4-3cfbd4bba64d
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
zakir_ma_relatorioposdoc_assis.pdf
Tamanho:
2.47 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: