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Publicação:
Teletandem e formação de professores de línguas: um estudo acerca das possibilidades de integração nos cursos de Letras

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Supervisor

Messias, Rozana Aparecida Lopes

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Relatório de pós-doc

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

À medida que a tecnologia se tornou uma ferramenta importante em diferentes contextos educacionais, práticas telecolaborativas têm sido desenvolvidas com o objetivo de ampliar as experiências de professores e alunos para o aprendizado de línguas e culturas. O Teletandem é um contexto de aprendizagem online, no qual os princípios de autonomia, reciprocidade e uso separado de línguas são utilizados por meio de aplicativos para comunicação síncrona por meio de áudio, vídeo e mensagens escritas. Os parceiros de teletandem ajudam-se mutuamente no aprendizado de sua língua materna (ou de proficiência) e desempenham os papéis de “professor” e “aprendiz” separadamente pelo mesmo período de tempo em sessões online. O projeto intitulado “Teletandem Brasil: línguas estrangeiras para todos” surgiu em 2006 e, ao longo dos anos, tem recebido mais apoio e reconhecimento de pesquisadores e instituições não só da UNESP, mas de todo o mundo. Atualmente desenvolvido institucionalmente nos campi de Assis, Araraquara e São José do Rio Preto, que oferecem o curso de licenciatura em Letras, o Teletandem é uma atividade integrada ao currículo de diversas universidades estrangeiras que adotaram essa prática em seus cursos de português. Neste projeto de pesquisa, os objetivos são: investigar as contribuições do Teletandem para a formação de professores de línguas e analisar a viabilidade da integração da prática telecolaborativa no currículo dos cursos de graduação em Letras da UNESP. Inicialmente, será realizado um mapeamento do Teletandem por meio da investigação de documentos relacionados às atividades e parcerias do projeto nos três campi onde ele ocorre. Além disso, serão coletadas informações do perfil e do número de interagentes brasileiros, bem como narrativas escritas por eles para analisar o papel do Teletandem em relação ao seu próprio processo de formação como professores. O mapeamento do contexto teletandem será realizado por meio de uma análise documental e as narrativas serão investigadas com base em uma metodologia qualitativa interpretativista de pesquisa. Os resultados da investigação aqui proposta poderão encaminhar ações para uma possível integração do Teletandem no currículo dos cursos de Letras na UNESP.

Descrição

Palavras-chave

Formação de professores, Teletandem, Letras

Idioma

Português

Como citar

ZAKIR, Maisa de Alcântara. Teletandem e formação de professores de línguas: um estudo acerca das possibilidades de integração nos cursos de Letras. Supervisora: Profª. Drª. Rozana Aparecida Lopes Messias. 2024. Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.

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