Logo do repositório
 

Gramsci e a educação do educador

dc.contributor.authorDel Roio, Marcos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2014-05-20T15:12:04Z
dc.date.available2014-05-20T15:12:04Z
dc.date.issued2006-12-01
dc.description.abstractCom a fundação, em 1919, da revista L'Ordine Nuovo - que atravessou fases diversas -, Gramsci tratou de desenvolver uma teoria e uma prática política que tinham no problema de educação um elemento constitutivo essencial. Até a sua prisão, em 1926, Gramsci passou por três diferentes momentos de elaboração dessa questão. Um primeiro momento no qual ele dá prioridade à cisão, ao antagonismo e à auto-atividade dos trabalhadores diante do capital, no próprio cerne do processo produtivo capitalista. Educação, então, confunde-se com auto-educação. O momento que se segue é o da necessidade de se educar o Partido Comunista, recém-fundado, particularmente a sua direção. O terceiro momento é pensado como necessidade de se educar o educador das massas, reflexão que aparece no seu papel de dirigente principal do Partido Comunista Italiano (PCI).pt
dc.description.abstractWhen he founded the journal L'Ordine Nuovo in 1919 - which went through several different phases -, Gramsci tried to develop a political practice and theory that focused on education as the core constitutive element. Before his imprisonment in 1926, Gramsci evolved through three different stages to frame this issue. He first prioritized scission, antagonism and workers' self-organization against capital within the very capitalist production process. Education thus overlapped self-education. The next stage centers on the need to educate the newly-founded communist party, particularly its directors and organizers. The third stage started when Gramsci came to consider the importance of educating the mass educators, a development that can be seen in his role as the main ICP leader.en
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Filosofia e Ciências
dc.format.extent311-328
dc.identifierhttp://dx.doi.org/10.1590/S0101-32622006000300003
dc.identifier.citationCadernos CEDES. Centro de Estudos Educação e Sociedade, v. 26, n. 70, p. 311-328, 2006.
dc.identifier.doi10.1590/S0101-32622006000300003
dc.identifier.fileS0101-32622006000300003.pdf
dc.identifier.issn0101-3262
dc.identifier.scieloS0101-32622006000300003
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/28258
dc.language.isopor
dc.publisherCentro de Estudos Educação e Sociedade (CEDES)
dc.relation.ispartofCadernos CEDES
dc.relation.ispartofsjr0,119
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectCulturapt
dc.subjectIntelectuaispt
dc.subjectAntagonismopt
dc.subjectRevistaspt
dc.subjectEducationen
dc.subjectCultureen
dc.subjectIntellectualsen
dc.subjectAntagonismen
dc.subjectMagazinesen
dc.titleGramsci e a educação do educadorpt
dc.title.alternativeGramsci and the education of the educatoren
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentCiências Políticas e Econômicas - FFCpt

Arquivos

Pacote original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0101-32622006000300003.pdf
Tamanho:
85.92 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
1.71 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: