Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

Diretrizes para a audiodescrição das representações visuais da estatística: uma aplicação em tabelas e gráficos estatísticos

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Ferreira, Eliana Lúcia

Coorientador

Pós-graduação

Educação Inclusiva - FCT 33004129069P9

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Recurso educacional

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Este recurso educacional é resultado do trabalho dissertativo que tem por título: DIRETRIZES PARA O USO DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ACESSIBILIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, desenvolvida pela autora para o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Visa-se como objetivo principal contribuir com o processo de Educação Inclusiva divulgando a audiodescrição como recurso pedagógico imprescindível para uma aula inclusiva. Produzir materiais didáticos acessíveis, que sigam as orientações do Desenho Universal para Aprendizagem, demonstrando ao docente, opções, possibilidades, de diversificar a prática pedagógica, de forma que todos os educandos sejam agentes ativos no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, esse recurso apresenta estratégias, orientações, diretrizes em como o professor pode introduzir a AD como um recurso de acessibilidade em sua prática cotidiana, tornando-a um recurso de apoio, imprescindível para os aprendizes com deficiência sensorial, mas não somente, a todos que se beneficiarem de uma explicação mais detalhada, diretiva, das representações visuais.

Descrição

Autora: Maria Clementina de Oliveira Orientadora: Eliana Lúcia Ferreira Avaliação / validação: As audiodescrições que constam neste Recurso Educacional foram avaliadas por um grupo de vinte e dois profissionais audiodescritores e professores do Atendimento Educacional Especializado, sendo nove audiodescritores. Para validação foi construído um formulário no google forms com as audiodescrições, juntamente com as imagens, enviado por rede social. Ilustrações, diagramação e organização do conteúdo: Maria Clementina de Oliveira Instituição: Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Estadual Paulista – UNESP Ano de publicação: 2025 Produção: Financiamento próprio Contato: maria.clementina@unesp.br;

Palavras-chave

Matemática, Audiodescrição, Acessibilidade, Livro didático, Gráficos

Idioma

Português

Citação

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências e Tecnologia
FCT
Campus: Presidente Prudente


Departamentos

Cursos de graduação

Programas de pós-graduação