Diretrizes para a audiodescrição das representações visuais da estatística: uma aplicação em tabelas e gráficos estatísticos
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Ferreira, Eliana Lúcia
Coorientador
Pós-graduação
Educação Inclusiva - FCT 33004129069P9
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Recurso educacional
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este recurso educacional é resultado do trabalho dissertativo que tem por título: DIRETRIZES PARA O USO DA AUDIODESCRIÇÃO COMO RECURSO PEDAGÓGICO DE ACESSIBILIDADE EM MATERIAIS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA, desenvolvida pela autora para o Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva (PROFEI), da Universidade Estadual Paulista – UNESP. Visa-se como objetivo principal contribuir com o processo de Educação Inclusiva divulgando a audiodescrição como recurso pedagógico imprescindível para uma aula inclusiva. Produzir materiais didáticos acessíveis, que sigam as orientações do Desenho Universal para Aprendizagem, demonstrando ao docente, opções, possibilidades, de diversificar a prática pedagógica, de forma que todos os educandos sejam agentes ativos no processo de aprendizagem. Nessa perspectiva, esse recurso apresenta estratégias, orientações, diretrizes em como o professor pode introduzir a AD como um recurso de acessibilidade em sua prática cotidiana, tornando-a um recurso de apoio, imprescindível para os aprendizes com deficiência sensorial, mas não somente, a todos que se beneficiarem de uma explicação mais detalhada, diretiva, das representações visuais.
Descrição
Autora: Maria Clementina de Oliveira
Orientadora: Eliana Lúcia Ferreira
Avaliação / validação: As audiodescrições que constam neste Recurso Educacional foram avaliadas por um grupo de vinte e dois profissionais audiodescritores e professores do Atendimento Educacional Especializado, sendo nove audiodescritores. Para validação foi construído um formulário no google forms com as audiodescrições, juntamente com as imagens, enviado por rede social.
Ilustrações, diagramação e organização do conteúdo: Maria Clementina de Oliveira
Instituição: Programa de Mestrado Profissional em Educação Inclusiva – PROFEI, da Universidade Estadual Paulista – UNESP
Ano de publicação: 2025
Produção: Financiamento próprio
Contato: maria.clementina@unesp.br;
Palavras-chave
Matemática, Audiodescrição, Acessibilidade, Livro didático, Gráficos
Idioma
Português

