Publicação:
Ingresso e permanência no trabalho de pessoas com deficiência visual: a partir de três estudos de casos

dc.contributor.advisorSilva, Nilson Rogério da [UNESP]
dc.contributor.authorHashimoto, Patrícia Tiemi [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-01-24T13:12:53Z
dc.date.available2025-01-24T13:12:53Z
dc.date.issued2024-09-27
dc.description.abstractO ingresso e permanência de pessoas com deficiência visual no trabalho ainda configura um panorama de incertezas e desafios, dados corroborados no baixo percentual de cegos no mercado de trabalho. Um conjunto de fatores são apontados como obstáculos para essa inserção, sendo comuns a baixa escolaridade e qualificação, visão negativa da sociedade em geral e especificamente nas empresas, os papéis familiares, que tanto podem estimular o trabalho, como desestimular. Também são apontadas falhas no processo de aprendizagem escolar, insuficiência de serviços de qualificação e reabilitação profissional, fiscalização frágil para o cumprimento da lei de cotas. Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi descrever e analisar a trajetória acadêmica e profissional de três pessoas com deficiência visual que ingressaram no mercado de trabalho, a partir da percepção dos mesmos. Trata-se de pesquisa de qualitativa com o método de estudo de caso. Participaram do estudo três pessoas com deficiência visual, sendo duas com baixa visão congênita e uma com cegueira adquirida. Para a coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com questões relativas à trajetória de vida familiar, educacional e a profissional. Duas entrevistas ocorreram de forma remoto e uma entrevista de forma presencial, sendo gravadas, mediante autorização dos mesmos. Foi realizada análise de conteúdo, a qual contempla a pré-análise, leitura flutuante dos relatos e posterior categorização, seleção dos temas e utilização dos trechos representativos dos relatos, de acordo com as categoria que emergiram. Os resultados foram organizados em tabelas e utilizados trechos expressivos da fala dos participantes. Os resultados revelaram que o percurso educacional dos participantes da pesquisa foi de sucesso, com enfrentamento de poucos problemas nos relacionamentos com seus colegas de sala e professores e com a necessidade de poucas adaptações. Mesmo nesse cenário favorável, vivenciaram situações de preconceito, discriminação e capacitismo. O papel da família foi considerado essencial para estimular, apoiar e alcançar os objetivos dos participantes. O avanço legislativo é uma importante conquista no sentido de viabilizar o acesso de pessoas com deficiência no trabalho, contudo, há necessidade de um conjunto de ações que precisam ocorrer de forma integrada para a consolidação da legislação e da efetiva inclusão.pt
dc.description.abstractThe entry and permanence of people with visual impairments in the workplace still presents a panorama of uncertainties and challenges, data corroborated by the low percentage of blind people in the job market. A set of factors are pointed out as obstacles to this insertion, the most common being low education and qualification, negative view of society in general and specifically in companies, family roles, which can both encourage and discourage work. Failures in the school learning process, insufficient professional qualification and rehabilitation services, and weak monitoring for compliance with the quota law are also pointed out. In this sense, the objective of the research was to describe and analyze the academic and professional trajectories of three people with visual impairments who entered the job market, based on their perception. This is a qualitative research with the case study method. Three people with visual impairments participated in the study, two with congenital low vision and one with acquired blindness. To collect data, semi-structured interviews were conducted with questions related to the family, educational and professional life trajectories. The interviews were conducted remotely and were recorded, with the authorization of the individuals. Content analysis was performed, which included preanalysis, skimming of the reports and subsequent categorization, selection of themes and use of representative excerpts from the reports, according to the categories that emerged. The results were organized in tables and significant excerpts from the participants' speeches were used. The results revealed that the educational path of the research participants was successful, with few problems in their relationships with their classmates and teachers and with few need for adaptations. Even in this favorable scenario, they experienced situations of prejudice, discrimination and ableism. The role of the family was considered essential to encourage, support and achieve the participants' goals. Legislative progress is an important achievement in the sense of enabling access for people with disabilities to the workplace; however, there is a need for a set of actions that need to occur in an integrated manner for the consolidation of legislation and effective inclusion.en
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationHASHIMOTO, Patrícia Tiemi. Ingresso e permanência no trabalho de pessoas com deficiência visual: a partir de três estudos de casos. 2025. 63 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2024.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/259930
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectPessoa com deficiênciapt
dc.subjectTrabalhopt
dc.subjectDeficiência visualpt
dc.subjectEducação especialpt
dc.subjectPerson with disabilitiesen
dc.subjectWorken
dc.subjectVisual impairmenten
dc.subjectSpecial educationen
dc.titleIngresso e permanência no trabalho de pessoas com deficiência visual: a partir de três estudos de casospt
dc.title.alternativeEntry and retention in the workplace of people with visual impairment: based on three case studiesen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaEducação especialpt

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