Publicação: O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate
dc.contributor.author | Limoni Filho, Gilberto [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rossitto, Silvia Terezinha Innocenti [UNESP] | |
dc.contributor.author | Fernandez, Roberto Morato [UNESP] | |
dc.contributor.author | Rocha, Guaracy Tadeu [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:31:47Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:31:47Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | A implantação do Currículo do Estado de São Paulo nas escolas estaduais de Ensino Fundamental e Médio criou uma demanda específica pela formação continuada dos professores. Iniciativas da Secretaria de Estado da Educação atendem parte desta demanda, mas podem ser complementadas por iniciativas regionais. Deste modo, a Diretoria de Ensino/Botucatu e a Unesp-IB/Botucatu realizaram o curso O Ensino e a Aprendizagem das Ciências da Natureza em Debate, visando: oferecer subsídios para que o Professor possa compreender a estrutura e contextualização do currículo e organizar as atividades propostas, considerando as habilidades previstas para a área/disciplina e as metodologias apresentadas nos cadernos de aluno e professor; o planejamento das situações de aprendizagem para o ensino de conceitos científicos, considerados pelos professores como difíceis de serem desenvolvidos; a produção de novas situações de aprendizagem; o papel das Situações de Aprendizagem e a importância da contextualização política e sócio-histórico-cultural da Ciência e da Tecnologia. O curso teve por público alvo os PEBs II da área de Ciências da Natureza, e realizou-se em 30h, em quatro sábados ao final do primeiro semestre/2010. Estruturou-se em atividades presenciais, oficinas e elaboração de trabalho final. Embora tenham sido poucos os concluintes (9), estes atuam em diversas escolas de municípios ligados à DE/Botucatu, implicando em efeito multiplicador. Os concluintes atestam ganho na formação, acesso a material de apoio às aulas e melhor domínio das metodologias e atividades apresentadas pelos Cadernos do Professor da proposta curricular do Estado de São Paulo, garantindo melhoria no processo ensino/aprendizagem. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Física e Biofísica, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Departamento de Genética, Instituto de Biociências de Botucatu (IBB) | |
dc.format.extent | 2261-2267 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 2261-2267 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 3818330672146716 | |
dc.identifier.lattes | 2270266373496647 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139809 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.title | O ensino e a aprendizagem das ciências da natureza em debate | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3818330672146716[3] | |
unesp.author.lattes | 2270266373496647 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Botucatu | pt |
unesp.department | Física e Biofísica - IBB | pt |
unesp.department | Genética - IBB | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-2261-2267.pdf
- Tamanho:
- 27.76 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format