Publicação: Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar
dc.contributor.author | Ribeiro, Ana Claudia A. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Corrêa, Bruna J. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Gouveia, Paula Alessandra E. S. [UNESP] | |
dc.contributor.author | Leite, Lucia Pereira [UNESP] | |
dc.contributor.author | Martins, Sandra Eli S. O. [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2016-06-28T17:32:18Z | |
dc.date.available | 2016-06-28T17:32:18Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa relatar o percurso metodológico de elaboração de um vídeo educativo que tem como foco descrever as etapas de uma proposta de formação continuada de professores, na perspectiva da Educação Inclusiva. O vídeo educativo versa sobre as necessidades educacionais especiais de uma aluna com dupla deficiência - auditiva e intelectual -, no que tange o acesso ao currículo comum. Enfatiza ainda a importância do trabalho colaborativo, entre os profissionais da escola e dos serviços complementares ofertados à aluna, descrita nesta proposta. A elaboração do vídeo educativo consistiu na seleção de cenas, envolvendo a descrição e sistematização de seis horas de filmagem nas instituições envolvidas (Escola, Universidade e Centro de Reabilitação), em um município, do interior do estado de São Paulo/ Brasil, enfatizando os seguintes aspectos: (1) encontro das pesquisadoras e bolsistas com a equipe escolar – formação continuada; (2) filmagem da prática pedagógica na escola comum; (3) a importância do trabalho colaborativo dos profissionais da escola e serviços complementares. A divulgação desse vídeo, permitirá ampliar as possibilidades de utilização de recursos didático-pedagógicos na organização propostas de formação continuada, com vistas à reflexão sobre os princípios da educação inclusiva; do fazer pedagógico e de providências curriculares que, sejam capazes atender às necessidades educacionais especiais, de alunos com dupla deficiência. | pt |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências, Bauru | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista, Departamento de Educação Especial, Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | |
dc.description.sponsorship | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.format.extent | 5237-5246 | |
dc.identifier | http://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/ | |
dc.identifier.citation | CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 11.; CONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 1., 2011, Águas de Lindóia. Por uma política nacional de formação de professores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2011. p. 5237-5246 | |
dc.identifier.file | ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf | |
dc.identifier.issn | 9708-2011 | |
dc.identifier.lattes | 3855053449114282 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/139946 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.publisher | Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP) | |
dc.relation.ispartof | Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação inclusiva | pt |
dc.subject | Vídeo educativo | pt |
dc.subject | Formação continuada | pt |
dc.subject | Universidade | pt |
dc.title | Fundamentos e estratégias inclusivas: o currículo escolar | pt |
dc.type | Trabalho apresentado em evento | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 3855053449114282 | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.department | Psicologia - FC | pt |
unesp.department | Educação Especial - FFC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- ISSN2236-9708-2011-5237-5246.pdf
- Tamanho:
- 37.57 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format