Publicação: A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social
dc.contributor.advisor | Wiezzel, Andreia Cristiane Silva | |
dc.contributor.author | Bertazzo, Alzeir Martins [UNESP] | |
dc.date.accessioned | 2023-12-20T16:35:04Z | |
dc.date.available | 2023-12-20T16:35:04Z | |
dc.date.issued | 2023-10-19 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa é vinculada ao Programa de Pós-graduação em Educação, na linha de pesquisa 03 - Processos Formativos, Infância e Juventude da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Faculdade de Ciências e Tecnologia - Campus de Presidente Prudente/SP. É vinculada ao Grupo de Pesquisa Formação de Professores em Educação Infantil – PROFEI e tem por problema de pesquisa: Como a escola pode se configurar, do ponto de vista protetivo, junto a crianças em vulnerabilidade social? O objetivo geral consistiu em analisar, do ponto de vista teórico, como a escola se constitui enquanto fator protetivo junto a crianças em situação de vulnerabilidade social. A partir deste objetivo buscou-se compreender o conceito de vulnerabilidade social e a ideia da escola como fator protetivo, identificando as possíveis dimensões que envolvem este fator na escola. A metodologia utilizada foi a pesquisa de natureza bibliográfica, analisando aspectos conceituais e contextuais de materiais científicos relacionados à temática da pesquisa. Os dados foram levantados e analisados conforme as seguintes categorias: educação e vulnerabilidade social; escola, vulnerabilidade e proteção. Os resultados poderão subsidiar ações junto a crianças expostas à situações de risco, visando seu desenvolvimento cognitivo, social e emocional, com pensamento autônomo para melhor compreensão do mundo e de sua realidade. | pt |
dc.description.abstract | This research is linked to the Graduate Program in Education, in research line 03 - Formative Processes, Childhood, and Youth of the São Paulo State University (UNESP) - Faculty of Science and Technology - Presidente Prudente/SP Campus. It is affiliated with the Research Group on Teacher Training in Early Childhood Education - PROFEI, and its research problem is: How can the school establish itself, from a protective perspective, in relation to children in situations of social vulnerability? The general objective consisted of theoretically analyzing how the school constitutes itself as a protective factor for children in situations of social vulnerability. From this objective, the aim was to understand the concept of social vulnerability and the idea of the school as a protective factor, identifying the possible dimensions that involve this factor in the school context. The methodology used was a bibliographic research, analyzing conceptual and contextual aspects of scientific materials related to the research topic. Data were collected and analyzed according to the following categories: education and social vulnerability; school, vulnerability, and protection. The results may support actions for children exposed to situations of risk, aiming at their cognitive, social, and emotional development, fostering autonomous thinking for a better understanding of the world and their reality. | en |
dc.identifier.citation | BERTAZZO, Alzeir Martins. A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social. Andreia Cristiane Silva Wiezzel. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023. | pt |
dc.identifier.lattes | http://lattes.cnpq.br/3548813607020809 | |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0009-0009-7677-4479 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/252203 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.subject | Educação | pt |
dc.subject | Vulnerabilidade social | pt |
dc.subject | Crianças | pt |
dc.subject | Proteção | pt |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Social vulnerability | en |
dc.subject | Children | en |
dc.subject | Protection | en |
dc.title | A escola pública como fator protetivo de crianças em situação de vulnerabilidade social | pt |
dc.title.alternative | The public school as a protective factor for children in social vulnerability situations | en |
dc.type | Dissertação de mestrado | |
dc.type | Dissertação de mestrado | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Presidente Prudente | pt |
unesp.embargo | Online | |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | |
unesp.graduateProgram | Educação - FCT 33004129044P6 | |
unesp.knowledgeArea | Educação | |
unesp.researchArea | Processos Formativos, Infância e Juventude |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- bertazzo_am_me_prud.pdf
- Tamanho:
- 1.05 MB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.5 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: