Logotipo do repositório
 

Publicação:
Canções cinematográficas: análise dialógica do filme musical Les Misérables

dc.contributor.advisorPaula, Luciane de [UNESP]
dc.contributor.authorSerni, Nicole Mioni [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2018-07-24T11:52:34Z
dc.date.available2018-07-24T11:52:34Z
dc.date.issued2018-05-30
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a analisar o filme musical Les Misérables (2012), de Tom Hooper, sob a ótica dos estudos do Círculo Bakhtin, Medviédev, Volochinov, tendo como objetivo refletir, por meio de uma análise dialógica, acerca da constituição da arquitetônica do filme musical como gênero discursivo, em sua forma, conteúdo, estilo, produção e circulação, conforme as ideias do Círculo. A partir de Les Misérables este trabalho buscou investigar a especificidade do gênero filme musical assim como analisar os diálogos entre o filme escolhido e outras obras musicais produzidas no cinema norte-americano. A canção, aqui também considerada como um gênero, é elemento constitutivo do filme escolhido e sua presença é de extrema importância na formação do musical, configurando-o como intergenérico. O filme musical norte-americano é marcado por elementos de canto e dança que se consolidam especialmente na era de ouro (anos 50 e 60). Les Miserables apresenta características diferentes de outros filmes musicais, como, por exemplo, a temática (a partir da obra de Victor Hugo), a fala cantada constante (e não apenas canto em momentos performáticos), e a ausência de dança (ainda que as movimentações sejam ritmadas). Estas especificidades do gênero discursivo filme musical foram discutidas ao longo desta pesquisa a partir da trajetória do filme musical, sendo possível, deste modo, analisar como a obra cinematográfica em questão dialoga com outras produções, de diferentes períodos; assim como as relações estabelecidas entre o filme e o teatro musical da Broadway.pt
dc.description.abstractThis research aims to analyze the musical film Les Misérables (2012), by Tom Hooper, within the perspective of the Circle Bakhtin, Medviédev, Volochinov studies, having as objective to reflect, by a dialogic analysis, about the constitution of the architectonic of the musical film, as a discursive genre in its form, content, style, production and circulation, based on the ideas of the Circle. With the study of Les Misérables this work focuses on the investigation of the specificity of the musical film genre as much as analyze the dialogs between the musical film, and other musicals produced in the North American cinema. The song, here as well considered as a genre, is an element that constitutes de movie chosen and its presence is of extreme importance in the formulation of the musical, which is built with intergenres. The North American musical film is marked by elements of singing and dancing that are consolidated in the golden era (the 50’s and 60’s). Les Misérables presents characteristics which are different from other musical films, such as, for example, the thematic (based on the novel by Victor Hugo), the constant singing (and not just singing in performatic contexts), and the absence of dance (even though every move is punctuated). These specificities of the musical film as a discursive genre were discussed along this research from the trajectory of the musical film, making it possible to analyze how the cinematographic work in focus dialogs with other productions, from different periods; such as the relations stablished between the movie and Broadway musical theatre.en
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
dc.description.sponsorshipId140124/2015-2
dc.identifier.aleph000906203
dc.identifier.capes33004030009P4
dc.identifier.lattes9546185363173636
dc.identifier.orcid0000-0003-1727-0376
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/154573
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectDiálogopt
dc.subjectGêneropt
dc.subjectMusicalpt
dc.subjectDialogen
dc.subjectGenreen
dc.titleCanções cinematográficas: análise dialógica do filme musical Les Misérablespt
dc.title.alternativeCinematographic songs: dialogic analysis of the musical film Les Misérablesen
dc.typeTese de doutoradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublication0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery0893b748-d216-4eba-952d-cd4676b310f6
unesp.advisor.lattes9546185363173636
unesp.advisor.orcid0000-0003-1727-0376
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Araraquarapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.graduateProgramLinguística e Língua Portuguesa - FCLARpt
unesp.knowledgeAreaLinguística e língua portuguesapt
unesp.researchAreaEstrutura, organização e funcionamento discursivos e textuaispt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
serni_nm_dr_arafcl.pdf
Tamanho:
8.55 MB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição:

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.97 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição: