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Publicação:
Uma leitura de O protocolo e Não consultes médico, de Machado de Assis, à luz dos provérbios dramáticos de Musset

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Orientador

Azevedo, Silvia Maria

Coorientador

Pós-graduação

Letras - FCLAS 33004048019P1

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Esta dissertação se propõe a analisar a proximidade existente entre a caracterização das peças teatrais de Machado de Assis e a construção dos provérbios dramáticos do autor francês Alfred de Musset. A necessidade de tal observação surge a partir do posicionamento crítico do século XIX, destacando-se, principalmente, a publicação feita por Quintino Bocaiuva, crítico renomado do período, através da qual aponta o conhecido julgamento em que ele desconsidera a qualidade literária das primeiras peças que Machado de Assis coloca em cartaz. A opção por uma análise comparativa deu-se em decorrência da percepção de o teatro machadiano ter se tornado menos reconhecido em meio à crítica – principalmente após a popularização das ideias de Bocaiuva – que os demais gêneros produzidos pelo autor no mesmo período, faz-se necessária, então, uma investigação que justificasse tal condição. Assim, observados apontamentos de uma caracterização diferente da utilizada pelos autores do teatro realista – vigente no Brasil a partir de 1855, mesmo período do início das produções de Machado de Assis –, foram analisados, portanto, elementos pertencentes à estrutura dos provérbios dramáticos, mais especificamente utilizados em duas comédias de Alfred de Musset, Un Caprice (1837) e On ne saurait penser à tout (1849), comparando tais aspectos aos das duas comédias machadianas: O Protocolo (1862) e Não consultes médico (1896).

Resumo (francês)

Cette dissertation vise à analyser la proximité existante entre la caractérisation des pièces théâtrales de Machado de Assis et la construction des proverbes dramatiques de l'auteur français Alfred de Musset. La nécessité d'une telle observation découle de la position critique du XIXe siècle, en mettant en évidence principalement la publication faite par Quintino Bocaiuva, critique renommé de l'époque, à travers laquelle il souligne le jugement bien connu où il néglige la qualité littéraire des premières pièces de Machado de Assis. Le choix d'une analyse comparative a été fait en raison de la perception que le théâtre machadien est devenu moins reconnu parmi les critiques – surtout après la popularisation des idées de Bocaiuva – que les autres genres produits par l'auteur à la même époque. Il est donc nécessaire de mener une enquête qui justifie cette condition. Ainsi, en examinant des caractéristiques différentes de celles utilisées par les auteurs du théâtre réaliste – en vigueur au Brésil à partir de 1855, la même période que le début des productions de Machado de Assis – des éléments appartenant à la structure des proverbes dramatiques ont été analysés, plus spécifiquement utilisés dans deux comédies d'Alfred de Musset, Un Caprice (1837) et On ne saurait penser à tout (1849), comparant ces aspects à ceux des deux comédies machadiennes : O Protocolo (1862) et Não consultes médico (1896).

Resumo (inglês)

This dissertation aims to analyze the existing proximity between the characterization of theatrical works by Machado de Assis and the construction of dramatic proverbs by the French author Alfred de Musset. The need for such observation arises from the critical stance of the 19th century, with particular emphasis on the publication by Quintino Bocaiuva, a renowned critic of the period. Through this publication, Bocaiuva highlights a well-known judgment in which he disregards the literary quality of Machado de Assis' early plays that are staged. The choice of a comparative analysis is due to the perception that Machado's theater has become less recognized within criticism – especially after the popularization of Bocaiuva's ideas – than other genres produced by the author during the same period. Therefore, an investigation is necessary to justify this condition. As such, observations were made regarding a different characterization than that used by authors of realist theater – prevalent in Brazil from 1855, the same period as Machado de Assis's initial productions – elements belonging to the structure of dramatic proverbs, specifically those used in two comedies by Alfred de Musset, "Un Caprice" (1837) and "On ne saurait penser à tout" (1849), were analyzed and compared to the aspects of two comedies by Machado de Assis: "O Protocolo" (1862) and "Não consultes médico" (1896).

Descrição

Palavras-chave

Assis, Machado de, 1839-1908, Musset, Alfred de, 1810-1857, Teatro, Provérbios dramáticos, Théâtre, Proverbes dramatiques, Theater, Dramatic proverbs

Idioma

Português

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