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Publicação:
Africanidades na educação física escolar

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Orientador

Rossi, Fernanda

Coorientador

Pós-graduação

Docência para Educação Básica - FC 33004056091P0

Curso de graduação

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Dissertação de mestrado

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

Refletir sobre as propostas pedagógicas na educação física escolar é fundamental para que se desenvolva uma perspectiva que refute práticas tradicionais, coloniais e eurocentradas, afim de produzir e incorporar saberes e culturas que historicamente foram silenciados e invisibilizados na escola e na educação física escolar. Amparado pela Lei 10.639/03 (BRASIL, 2003) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Ético-raciais (BRASIL, 2004), o trabalho com as africanidades nas aulas de educação física, visa trazer à tona essas histórias e culturas nas aulas. Esta pesquisa propôs desenvolver uma proposta pedagógica para a valorização das africanidades nas aulas de educação física, nos 5º anos do ensino fundamental; identificar e analisar as possibilidades e os desafios de professoras de educação física para o desenvolvimento das africanidades (epistemológicas, didático-metodológicas, convicções político-pedagógicas, dentre outras), além de desenvolver um livro que promova a problematização de questões relacionadas as africanidades e suas relações com a corporeidade negra, contribuindo para o enfrentamento do racismo e a promoção de uma educação que valorize as africanidades. As participantes são professoras do componente de educação física e estudantes de duas escolas municipais, de 5º anos do ensino fundamental, do município de Bauru, estado de São Paulo. Essa pesquisa-ação contou com os seguintes instrumentos de coleta de dados: sessões de grupo focal, diário de campo do formador e diário de campo das professoras participantes. A análise dos dados coletados foi realizada por meio da análise de conteúdo . Os dados foram analisados em duas dimensões de análise e em quadro categorias. Os dados coletados evidenciaram uma lacuna formativa para o aprofundamento desses saberes, afim de “contar as histórias” numa perspectiva afrorreferenciada. E ainda, identificou-se que a vivência das africanidades e estratégias didáticas que abordem as africanidades são fundamentais para o conhecimento e significação positiva pelos(as) estudantes sobre as culturas e brincadeiras de matrizes africanas e afro-brasileiras. Assim, essa pesquisa pôde estabelecer reflexões e desenvolver uma proposta didático-pedagógica, numa perspectiva decolonial e afrorreferenciada, que vise ressignificar relações com a corporeidade de matrizes africanas e afro-brasileiras. Essa pesquisa oportunizou a produção de um produto educacional, um livro intitulado Uma viagem ao continente africano: por que não aprendi isso antes?, que visa contribuir para o enfrentamento do racismo e a promoção de uma educação que valorize as africanidades nas aulas de educação física escolar.

Resumo (inglês)

Reflecting on pedagogical proposals in school physical education is essential to develop a perspective that refutes traditional, colonial and Eurocentric practices, in order to produce and incorporate knowledge and cultures that have historically been silenced and made invisible in school and school physical education. Supported by Law 10.639/03 (BRASIL, 2003) and the National Curricular Guidelines for Education of Ethical-Racial Relations (BRASIL, 2004), work with Africanities in physical education classes aims to bring these histories and cultures to light in classes . This research proposed to develop a pedagogical proposal for the valorization of Africanities in physical education classes, in the 5th years of elementary school; identify and analyze the possibilities and challenges of physical education teachers for the development of Africanities (epistemological, didactic-methodological, political-pedagogical convictions, among others), in addition to developing a book that promotes the problematization of issues related to Africanities and their relationships with black corporeality, contributing to combating racism and promoting an education that values Africanities. The participants are teachers of the physical education component and students from two municipal schools, in the 5th year of elementary education, in the municipality of Bauru, state of São Paulo. This action research included the following data collection instruments: focus group sessions, the trainer's field diary and the participating teachers' field diary. The analysis of the collected data was carried out through content analysis. The data were analyzed in two dimensions of analysis and four categories. The data collected highlighted a training gap for deepening this knowledge, in order to “tell the stories” from an Afro-referenced perspective. Furthermore, it was identified that the experience of Africanities and teaching strategies that address Africanities are fundamental for students to gain knowledge and positive meaning about African and Afro-Brazilian cultures and games. Thus, this research was able to establish reflections and develop a didactic-pedagogical proposal, from a decolonial and Afro-referenced perspective, which aims to give new meaning to relationships with the corporeality of African and Afro-Brazilian matrices. This research provided the opportunity for the production of an educational product, a book entitled A trip to the African continent: why didn't I learn this before?, which aims to contribute to combating racism and promoting an education that values Africanities in physical education classes school.

Descrição

Palavras-chave

Africanidades, Educação física escolar, LEI 10.639/03, Legislação

Idioma

Português

Como citar

RODRIGUES, R. C. Africanidades na educação física escolar. 2023. 204f. Dissertação (Mestrado - Docência para a Educação Básica) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, 2023

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