Logotipo do repositório
 

Publicação:
Cotidiano e filosofia no ensino médio: mediações

dc.contributor.authorSilva, Vandeí Pinto da [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-02-24T13:57:32Z
dc.date.available2015-02-24T13:57:32Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractO presente artigo propõe reflexões acerca de possíveis relações a serem estabelecidas entre o cotidiano vivido por alunos e professores do Ensino Médio e o processo de filosofar a ser ensejado pela disciplina de Filosofia. Tem como pressuposto que alunos e professores, imersos que estão na vida cotidiana, tanto poderão sentir-se provocados a discutir questões importantes postas pelos âmbitos do cotidiano e da Filosofia, quanto poderão permanecer indiferentes a elas. A questão central remete à possibilidade de instigar um diálogo filosófico significativo, por meio do ensino de Filosofia. Elucidados prioritariamente pelo campo filosófico (Heller e Gramsci), os âmbitos do cotidiano e da Filosofia sugerem discussões filosóficas relevantes: concepções de vida cotidiana, de Filosofia e de suas possibilidades de inter-relação. A aproximação entre a vida cotidiana e a Filosofia coloca não somente um problema filosófico, mas também um problema pedagógico. qual o papel da escola, do professor e da própria Filosofia, no processo ensino e aprendizagem? Tem-se como hipótese que, para se utilizar o cotidiano como ponto de partida da reflexão filosófica, é indispensável compreender o significado filosófico de cotidiano e de não-cotidiano e o papel do professor como agente mediador entre esses âmbitos.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Departamento de Didática, Faculdade de Filosofia e Ciências - Campus de Marília, Marilia, Av. Prof. Hygino Muzzi Filho, 737, Campus Universitário, CEP 17525-900, SP, Brasil
dc.format.extent125-138
dc.identifierhttp://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/educacaoemrevista/article/view/1543
dc.identifier.citationEducação em Revista, v. 12, n. 1, p. 125-138, 2011.
dc.identifier.fileISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf
dc.identifier.issn1518-7926
dc.identifier.lattes2920026174965678
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/114870
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofEducação em Revista
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectEnsino de filosofiapt
dc.subjectEnsino Médiopt
dc.subjectCotidiano e não-cotidianopt
dc.titleCotidiano e filosofia no ensino médio: mediaçõespt
dc.title.alternativeQuotidian and Philosophy in High School: mediationsen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes2920026174965678
unesp.author.orcid0000-0001-5701-7119[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentDidática - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN15187926-2011-12-01-125-138.pdf
Tamanho:
416.51 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format