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Publicação:
Análise comparativa entre diretrizes curriculares nacionais de cursos de graduação em saúde

dc.contributor.advisorBrandão, Carlos da Fonseca [UNESP]
dc.contributor.authorDamiance, Patrícia Ribeiro Mattar
dc.contributor.institutionFaculdade de Ciências e letras de Assis
dc.contributor.institutionFundação Educacional do Município de Assis
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-10-21T23:12:53Z
dc.date.available2024-10-21T23:12:53Z
dc.date.issued2024-10-14
dc.description.abstractEste estudo teve como objetivo analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de graduação em enfermagem, medicina e odontologia do Brasil à luz dos Pareceres do Conselho Nacional de Educação/Câmara de Educação Superior n. 1.133/2001 e 67/2003 e dos preceitos da educação interprofissional. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva e exploratória, amparada pelo referencial teórico da dialética de Karl Marx e pela metodologia da educação comparada. Os quatro passos do método proposto por Bereday – descrição, interpretação, justaposição e comparação - foram utilizados para coleta e análise dos dados. Os resultados da pesquisa indicaram que os documentos de referência das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de medicina e odontologia afastaram-se significativamente dos documentos dos Pareceres. O formato adotado pelas Diretrizes dos cursos de medicina e odontologia, as mais recentes, manifesta contradições conceituais sobre a estrutura de um documento nortear da construção do currículo escolar. Essas Diretrizes expõem o entendimento da recomendação para elaboração de currículos, nas publicações como um todo, mas registram no tópico “Das Diretrizes” palavras que suscitam questionamentos sobre a compreensão do conceito de currículo e de organização curricular. Os conteúdos curriculares, expressos nas três Diretrizes Nacionais, não puderam ser classificados como conteúdos curriculares pela significativa imprecisão conceitual. A finalidade da formação apresenta-se manifesta na Diretriz Nacional do curso de enfermagem, ausente na Diretriz do curso de medicina e ampliada na do curso de odontologia. Verificou-se semelhanças no perfil do formando egresso/profissional, nas três Diretrizes. O conceito de competência fez-se presente nas Diretrizes mais recentes. Quanto às competências e habilidades gerais, a Diretriz do curso de medicina suprimiu-as. Notou-se a continuação das indicações normativas/organizacionais relativas aos estágios curriculares supervisionados e às atividades complementares, nas duas diretrizes nacionais mais recentes, e o reconhecimento das leis federais n. 11.788 e 12.871 e da resolução n. 3, de 30 de janeiro de 2012, somente pela diretriz do curso de medicina. O acompanhamento e avaliação dos estudantes são semelhantes nas três Diretrizes, com a indicação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, nas Diretrizes do curso de medicina e odontologia. Observou-se mais diferenças do que semelhanças entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e entre elas e os Pareceres, em todas as categorias de análise, bem como o distanciamento considerável das Diretrizes dos documentos de referência e das bases epistemológicas do currículo escolar, além de registros incipientes ou até mesmo ausência da expressão “trabalho em equipe” e das palavras “interprofissional”, “interprofissionalidade” e “interprofissionalismo”, nas três Diretrizes.pt
dc.identifier.citationDAMIANCE, Patrícia Ribeiro Mattar. Análise comparativa entre diretrizes curriculares nacionais de cursos de graduação em saúde. Supervisor: Prof. Dr. Carlos da Fonseca Brandão. 2024. Relatório (Pós-doutorado) – Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assis, 2024.
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/257850
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectDiretrizes Normativaspt
dc.subjectCurrículopt
dc.subjectEnsinopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectSaúdept
dc.titleAnálise comparativa entre diretrizes curriculares nacionais de cursos de graduação em saúde
dc.title.alternativeComparative analysis between national curricular guidelines for undergraduate health coursesen
dc.typeRelatório de pós-docpt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências e Letras, Assispt
unesp.embargoOnlinept

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