Publicação: Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual
dc.contributor.author | Maia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP] | |
dc.contributor.author | Reis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP] | |
dc.contributor.author | Schiavo, Rafaela de Almeida [UNESP] | |
dc.contributor.author | Capellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP] | |
dc.contributor.author | Valle, Tânia Gracy Martins do [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2015-08-26T19:22:35Z | |
dc.date.available | 2015-08-26T19:22:35Z | |
dc.date.issued | 2015-09-01 | |
dc.description.abstract | Using a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools. | en |
dc.description.abstract | Este estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação | |
dc.format.extent | 427-435 | |
dc.identifier | http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en | |
dc.identifier.citation | Estudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/0103-166X2015000300008 | |
dc.identifier.file | S0103-166X2015000300427.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-166X | |
dc.identifier.lattes | 0418187005680125 | |
dc.identifier.lattes | 8981913622244863 | |
dc.identifier.scielo | S0103-166X2015000300427 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/127502 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas | |
dc.relation.ispartof | Estudos de Psicologia (Campinas) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | Intellectual disability | en |
dc.subject | Distance education | en |
dc.subject | Teacher education | en |
dc.subject | Sexuality | en |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt |
dc.subject | Educação à distância | pt |
dc.subject | Formação de professores | pt |
dc.subject | Sexualidade | pt |
dc.title | Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual | pt |
dc.title.alternative | Teacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disability | en |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.lattes | 0418187005680125[1] | |
unesp.author.lattes | 8981913622244863 | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-6238-8624[4] | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-4796-5451[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Bauru | pt |
unesp.department | Educação - FC | pt |
unesp.department | Psicologia - FC | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-166X2015000300427.pdf
- Tamanho:
- 225.15 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format