Logotipo do repositório
 

Publicação:
Opinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual

dc.contributor.authorMaia, Ana Claudia Bortolozzi [UNESP]
dc.contributor.authorReis-yamauti, Verônica Lima dos [UNESP]
dc.contributor.authorSchiavo, Rafaela de Almeida [UNESP]
dc.contributor.authorCapellini, Vera Lúcia Messias Fialho [UNESP]
dc.contributor.authorValle, Tânia Gracy Martins do [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-08-26T19:22:35Z
dc.date.available2015-08-26T19:22:35Z
dc.date.issued2015-09-01
dc.description.abstractUsing a questionnaire for quantitative and qualitative analysis, this descriptive study investigated the opinion of 451 teachers about sexuality and sexual education of students with intellectual disabilities. The majority (94.2%) perceives the sexuality of their students with intellectual disabilities, identifies their desire to date (38.3%), occurrence of questions (35.8%), sexual games and masturbation (19.6%) and the inappropriate behavior (6.3%); before that, they have positive feelings (37.5%) and negative (53.8%). Teachers believe they can contribute to the sexual education of their students (87.8%), however, they considered necessary the own training (39.9%) or the support of the school and the family (24.4%). It is important to invest in continuous training in sexual education for teachers working in inclusive schools.en
dc.description.abstractEste estudo descritivo investigou, por meio de um questionário para análise quanti-qualitativa, a opinião de 451 professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectual. A maioria (94,2%) percebe a sexualidade de seus alunos com deficiência intelectual, identificando o desejo de namorar (38,3%), a ocorrência de perguntas (35,8%), de jogos sexuais e masturbação (19,6%) e comportamentos inadequados (6,3%); diante disso, têm sentimentos positivos (37,5%) e negativos (53,8%). Embora acreditem que podem contribuir para a educação sexual de seus alunos (87,8%), os participantes consideram necessário um preparo pessoal e profissional (39,9%), bem como o apoio da escola e da família (24,4%). Assim, conclui-se ser preciso investir na formação continuada em educação sexual para os professores que atuam nas escolas inclusivas.pt
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Psicologia
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Medicina Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Faculdade de Ciências Departamento de Educação
dc.format.extent427-435
dc.identifierhttp://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2015000300427&lng=pt&nrm=iso&tlng=en
dc.identifier.citationEstudos de Psicologia (Campinas), v. 32, n. 3, p. 427-435, 2015.
dc.identifier.doi10.1590/0103-166X2015000300008
dc.identifier.fileS0103-166X2015000300427.pdf
dc.identifier.issn0103-166X
dc.identifier.lattes0418187005680125
dc.identifier.lattes8981913622244863
dc.identifier.scieloS0103-166X2015000300427
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/127502
dc.language.isopor
dc.publisherPrograma de Pós-Graduação em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de Campinas
dc.relation.ispartofEstudos de Psicologia (Campinas)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceSciELO
dc.subjectIntellectual disabilityen
dc.subjectDistance educationen
dc.subjectTeacher educationen
dc.subjectSexualityen
dc.subjectDeficiência intelectualpt
dc.subjectEducação à distânciapt
dc.subjectFormação de professorespt
dc.subjectSexualidadept
dc.titleOpinião de professores sobre a sexualidade e a educação sexual de alunos com deficiência intelectualpt
dc.title.alternativeTeacher opinions on sexuality and Sexual Education of students with intelectual disabilityen
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0418187005680125[1]
unesp.author.lattes8981913622244863
unesp.author.orcid0000-0002-6238-8624[4]
unesp.author.orcid0000-0003-4796-5451[1]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.departmentEducação - FCpt
unesp.departmentPsicologia - FCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
S0103-166X2015000300427.pdf
Tamanho:
225.15 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format