Publicação: Definição de públicos na gestão de relacionamentos de instituição privada de ensino superior
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Data
Autores
Orientador
Porém, Maria Eugênia 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Comunicação Social - FAAC
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (inglês)
This paper aims to provide guidelines for the development of communication strategies and relationship to a Private Institution of Higher Education (PIHE), having as initial activity of this process the definition and distinction of its various stakeholders. Currently, it has become necessary due to changes the scene of higher education has been through. In general, competition is greater, the demands of customers increased, causing the university management to take new directions in order to plan the activities in the most possible professional way. The study enables the public to identify needs and preferences of each group, allowing the creation of communication strategies and more targeted and relationships more prosperous and sustainable, making them competitive advantages in the midst of this tumultuous contemporary educational context. Therefore, it was developed a study of public interest of Faculdades Integradas de Bauru - FIB - coupled with the development of a field research, exploratory and descriptive to get subsidies for a project relationship for the various stakeholders of the institution
Resumo (português)
Este trabalho pretende apresentar as diretrizes para a elaboração de estratégias de comunicação e relacionamento para uma Instituição Privada de Ensino Superior (IPES), tendo como atividade inicial deste processo a definição e distinção dos seus diversos públicos. Atualmente, isto se tornou necessário devido às mudanças pelas quais o cenário do ensino superior passou. De modo geral, a concorrência está maior, as exigências dos clientes aumentaram, fazendo com que a gestão universitária tomasse novos rumos no sentido de planejar as atividades da maneira mais profissional possível. O estudo dos públicos possibilita a identificação das necessidades e das preferências de cada grupo, o que permite a criação de estratégias de comunicação mais direcionadas e relacionamentos mais prósperos e duradouros, tornando-se diferenciais competitivos em meio a este tumultuado contexto educacional contemporâneo. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo dos públicos de interesse das Faculdades Integradas de Bauru – FIB – aliado ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo para ter subsídios para propor projetos de relacionamentos para os diversos públicos da instituição
Descrição
Palavras-chave
Ensino superior, Comunicação, Relações publicas, Stakeholders, Higher education, Communication, Relationship, Public relations
Idioma
Português
Como citar
ASSUMPÇÃO, Ana Beatriz. Definição de públicos na gestão de relacionamentos de instituição privada de ensino superior. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.