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Definição de públicos na gestão de relacionamentos de instituição privada de ensino superior

dc.contributor.advisorPorém, Maria Eugênia [UNESP]
dc.contributor.authorAssumpção, Ana Beatriz [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2015-03-23T15:05:58Z
dc.date.available2015-03-23T15:05:58Z
dc.date.issued2009
dc.description.abstractThis paper aims to provide guidelines for the development of communication strategies and relationship to a Private Institution of Higher Education (PIHE), having as initial activity of this process the definition and distinction of its various stakeholders. Currently, it has become necessary due to changes the scene of higher education has been through. In general, competition is greater, the demands of customers increased, causing the university management to take new directions in order to plan the activities in the most possible professional way. The study enables the public to identify needs and preferences of each group, allowing the creation of communication strategies and more targeted and relationships more prosperous and sustainable, making them competitive advantages in the midst of this tumultuous contemporary educational context. Therefore, it was developed a study of public interest of Faculdades Integradas de Bauru - FIB - coupled with the development of a field research, exploratory and descriptive to get subsidies for a project relationship for the various stakeholders of the institutionen
dc.description.abstractEste trabalho pretende apresentar as diretrizes para a elaboração de estratégias de comunicação e relacionamento para uma Instituição Privada de Ensino Superior (IPES), tendo como atividade inicial deste processo a definição e distinção dos seus diversos públicos. Atualmente, isto se tornou necessário devido às mudanças pelas quais o cenário do ensino superior passou. De modo geral, a concorrência está maior, as exigências dos clientes aumentaram, fazendo com que a gestão universitária tomasse novos rumos no sentido de planejar as atividades da maneira mais profissional possível. O estudo dos públicos possibilita a identificação das necessidades e das preferências de cada grupo, o que permite a criação de estratégias de comunicação mais direcionadas e relacionamentos mais prósperos e duradouros, tornando-se diferenciais competitivos em meio a este tumultuado contexto educacional contemporâneo. Dessa forma, desenvolveu-se um estudo dos públicos de interesse das Faculdades Integradas de Bauru – FIB – aliado ao desenvolvimento de uma pesquisa de campo, de caráter exploratório-descritivo para ter subsídios para propor projetos de relacionamentos para os diversos públicos da instituiçãopt
dc.identifier.aleph000651307
dc.identifier.citationASSUMPÇÃO, Ana Beatriz. Definição de públicos na gestão de relacionamentos de instituição privada de ensino superior. 2009. . Trabalho de conclusão de curso (Comunicação Social - Relações Públicas) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação, 2009.
dc.identifier.fileassumpcao_ab_tcc_bauru.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/118132
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAleph
dc.subjectEnsino superiorpt
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectRelações publicaspt
dc.subjectStakeholdersen
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectRelationshipen
dc.subjectPublic relationsen
dc.titleDefinição de públicos na gestão de relacionamentos de instituição privada de ensino superiorpt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.undergraduateComunicação Social - FAACpt

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