Publicação: Aptidão de graduandos de Educação Física para atuar como profissionais na Saúde Pública
Carregando...
Arquivos
Data
Orientador
Silva, Marcio Pereira da 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Educação Física
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Profissional de Educação Física é considerado um profissional da área da saúde e sua atuação no campo da saúde pública vem aumentando nas últimas décadas devido à, principalmente, Política Nacional de Promoção à Saúde, que fomentou recursos para que isso fosse possível. No ano de 2020 ocorreu a maior pandemia da história, como medida de contenção, governos foram orientados a realizar o isolamento social, o que acarretou no fechamento de ambientes de trabalho que o bacharelado em Educação Física ocupa normalmente. Neste cenário, em debates em sala de aula, questionou-se o papel do profissional de Educação Física na saúde pública devido a pouca aderência, em geral, desses profissionais em um contexto de calamidade pública. Essas indagações se tornaram o embrião deste estudo que buscou entender o quão aptos os futuros profissionais de Educação Física para atuar na saúde pública. Para isto realizou-se um questionário com graduandos do curso de Bacharelado em Educação Física da Unesp, Campus de Bauru. Por meio da análise das respostas dos alunos, chegou-se à conclusão de que a maioria acredita estarem habilitados para atuar como profissional na saúde. Essa segurança é influenciada por, principalmente, dois fatores principais: A Formação Acadêmica e a Motivação. Estes elementos são simultaneamente importantes para que o graduando em Bacharelado em Educação Física tenha confiança para atuar na Saúde Pública.
Resumo (inglês)
The Physical Education Professional is considered a health professional and his role in the field of public health has increased in recent decades due, mainly, to the National Health Promotion Policy, which provided resources to make this possible. In 2020, the biggest pandemic in history occurred, as a containment measure, governments were advised to carry out social isolation, which resulted in the closure of work environments that bachelor's degrees in Physical Education normally occupy. In this scenario, in classroom debates, the role of the Physical Education professional in public health was questioned due to the poor adherence, in general, of these professionals in a context of public calamity. These questions became the embryo of this study that sought to understand how suitable future Physical Education professionals are to work in public health. For this purpose, a questionnaire was carried out with graduates of the Bachelor's degree in Physical Education at Unesp, Bauru Campus. Through analysis of the students' responses, it was concluded that the majority believe they are qualified to work as health professionals. This security is mainly influenced by two main factors: Academic Training and Motivation. These elements are simultaneously important so that those graduating with a Bachelor's degree in Physical Education have the confidence to work in Public Health.
Descrição
Palavras-chave
Educação Física, Saúde pública, Formação acadêmica, Motivação, Physical education, Public health, Academic education, Motivation
Idioma
Português
Como citar
SILVA, Wesley Raimundo Pereira da. Aptidão de graduandos de Educação Física para atuar como profissionais Saúde Pública. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp) Bauru, 2023.