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Publicação:
As macrotendências em educação ambiental presentes em teses de segurança e soberania alimentar: uma revisão sistemática integrativa

dc.contributor.advisorBonotto, Dalva Maria Bianchini [UNESP]
dc.contributor.advisorDegasperi, Thais Cristiane [UNESP]
dc.contributor.authorChagas, Jéssica Alves [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2021-03-10T12:57:30Z
dc.date.available2021-03-10T12:57:30Z
dc.date.issued2018-12-14
dc.description.abstractEnvironmental Education (EE) is all about redefining the relationship between human society and nature. As an educational field, its purpose is to help people develop a critical mind and put social agents as active participants in solving socioenvironmental problems. Inside EE it's possible to identify different politicalpedagogical macro-trends that serve as background for many works in the field. These macro-trends depend on different theoretical frames of references and in this work we adopted the theoretical frame of reference proposed by Layrargues and Lima (2011), which are: conservationist, pragmatic and critical. Of the problems concerning EE, there are the ones related to our current unsustainable agricultural production that also incite social inequality. The concepts of Food Security and Food Sovereignty are about democratization and access to adequate food and the right for individuals to have total control over the means of production, distribution and consumption of their food, respectively. In this context, the present work will analyze which macro-trends are present in EE works pertaining the concepts and applications of Food Security and Food Sovereignty, through an integrative review of literature (BOTELHO, CUNHA; MACEDO, 2011; CINI, ROSANELI; CUNHA, 2018; SOUZA, SILVA; CARVALHO, 2010). At the end of the work, we present the final results, in which we verified that the Food Security and Sovereignty concepts nowadays are not the same they were originally and having very little dialogue between them and the field of Environmental Educationen
dc.description.abstractA Educação Ambiental (EA) tem como propósito, dentre outros aspectos, rever e reorientar a relação entre sociedade e natureza. Como um campo da educação, ela procura desenvolver o senso crítico de cidadãos e colocar os agentes sociais como participantes ativos na resolução dos problemas socioambientais. Dentro da EA é possível identificar diferentes macrotendências político-pedagógicas que norteiam muitos dos trabalhos. Essas tendências dependem do ponto de vista e referencial teórico adotado por diferentes autores e aqui adotamos uma divisão possível proposta por Layrargues e Lima (2011) sendo elas: conservacionista, pragmática e crítica. Dentre os problemas tratados na EA, estão aqueles diretamente relacionados com o atual sistema de produção agrícola, que além de insustentável ambientalmente, acirra as desigualdades sociais. Os conceitos de Segurança Alimentar e Soberania Alimentar versam, respectivamente, sobre a democratização e o acesso à alimentação adequada e, também, explora o fato de os indivíduos terem total controle sobre todos os processos de obtenção de um alimento, desde a sua origem, passando pelo cultivo, coleta (no caso de vegetais) e criação (no caso de animais), até o consumo final. Nesse contexto, o presente trabalho se propõe a analisar, através de uma revisão sistemática integrativa (BOTELHO, CUNHA; MACEDO, 2011; CINI, ROSANELI; CUNHA, 2018; SOUZA, SILVA; CARVALHO, 2010) quais macrotendências em EA se fazem presentes em teses que tratam dos conceitos e aplicações da Segurança Alimentar e da Soberania Alimentar. Ao final, apresentamos os resultados, nos quais verificamos que os conceitos de Segurança e Soberania, atualmente, se distanciaram de suas origens e mostram diferentes tendências, existindo pouco diálogo entre esses conceitos e o campo da Educação Ambientalpt
dc.format.extent55 f.
dc.identifier.aleph990009179310206341
dc.identifier.citationCHAGAS, Jéssica Alves. As macrotendências em educação ambiental presentes em teses de segurança e soberania alimentar: uma revisão sistemática integrativa. 2018. 55 f. Trabalho de conclusão de curso (bacharelado e licenciatura - Ciências Biológicas) - Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho, Instituto de Biociências (Campus de Rio Claro), 2018.
dc.identifier.filehttp://www.athena.biblioteca.unesp.br/exlibris/bd/capelo/2019-07-19/000917931.pdf
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/203544
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceAlma
dc.subjectEducação ambientalpt
dc.subjectTesespt
dc.subjectSegurança alimentarpt
dc.subjectRevisãopt
dc.subjectProdutividade agrícolapt
dc.subjectEducaçãopt
dc.titleAs macrotendências em educação ambiental presentes em teses de segurança e soberania alimentar: uma revisão sistemática integrativapt
dc.typeTrabalho de conclusão de curso
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.undergraduateCiências Biológicas - IBRCpt

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