Logotipo do repositório
 

Publicação:
O papel das emissoras educativas no Brasil em tempo de eleições

dc.contributor.authorBurini, Débora
dc.contributor.authorMoura, Jefferson José Ribeiro de
dc.contributor.authorAffini, Leticia Passos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar)
dc.contributor.institutionUniversidade de Taubaté (UNITAU)
dc.contributor.institutionFaculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA)
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-03-02T12:58:04Z
dc.date.available2016-03-02T12:58:04Z
dc.date.issued2011
dc.description.abstractThe concept of educational radio is present in the Brazilian Code of Broadcasting in 1963, valued by an Interministerial 1999.According to the Ministry of Communications, only 176 stations are considered educational universe of 3,000 existing radios in Brazil. In this context, the study proposes to establish a discussion on the educational experiences obtained from the radio, considering the Brazilian radio culture that favors concessions to trade groups and religious politicians. The challenge will be to move toward a program that combines educational content, entertainment, and thus ensures a common universe of communication skills enabling the adult radio listeners their actual interaction with the world around him. The methodology will work in the literature from texts on the subject, and the result of practical observations collected during visits to the broadcasters, programming and analysis.en
dc.description.abstractO conceito de rádio educativa está presente no Código Brasileiro de Radiodifusão de 1963, valorizado por uma Portaria Interministerial de 1999. Segundo dados do Ministério das Comunicações, apenas 176 emissoras são consideradas educativas do universo de 3 mil rádios existentes no Brasil. Nesse contexto, o estudo propõe estabelecer uma discussão sobre as experiências educativas obtidas a partir do rádio, considerando a cultura radiofônica brasileira, que privilegia concessões para grupos comerciais e de políticos religiosos. O desafio será avançar em direção a uma programação que alie entretenimento ao conteúdo educativo, e assim garanta um universo comum de competências comunicativas permitindo ao radiouvinte adulto sua real interação com o mundo que o cerca. A metodologia adotada no trabalho vai da pesquisa bibliográfica a partir de textos sobre o tema, bem como do resultado de observações práticas colhidas nas visitas as emissoras, e análise de programação.pt
dc.description.affiliationUniversidade Federal de São Carlos (UFSCar), São Carlos, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade de Taubaté (UNITAU), Taubaté, SP, Brasil
dc.description.affiliationFaculdades Integradas Teresa D'Ávila (FATEA), Lorena, SP, Brasil
dc.description.affiliationUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação (FAAC), Departamento de Comunicação Social, Bauru, SP, Brasil
dc.format.extent41-51
dc.identifierhttp://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/view/425
dc.identifier.citationRevista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila, v. 2, n. 3, p. 41-51, 2011.
dc.identifier.fileISSN2177-5087-2011-02-03-41-51.pdf
dc.identifier.issn2177-5087
dc.identifier.lattes0401229963329231
dc.identifier.lattes8417343618934636
dc.identifier.lattes3581804746301862
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/134712
dc.language.isopor
dc.relation.ispartofRevista de Educação, Cultura e Comunicação do Curso de Comunicação Social das Faculdades Integradas Teresa D'Ávila
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.sourceCurrículo Lattes
dc.subjectCommunicationen
dc.subjectEducationen
dc.subjectRadioen
dc.subjectPublicSpaceen
dc.subjectComunicaçãopt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectRádiopt
dc.subjectEspaço públicopt
dc.titleO papel das emissoras educativas no Brasil em tempo de eleiçõespt
dc.typeArtigo
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes0401229963329231
unesp.author.lattes8417343618934636
unesp.author.lattes3581804746301862
unesp.author.orcid0000-0001-7920-4513[3]
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Arquitetura, Artes, Comunicação e Design, Baurupt
unesp.departmentComunicação Social - FAACpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2177-5087-2011-02-03-41-51.pdf
Tamanho:
132.18 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: