Publicação: Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
dc.contributor.author | Souza, Renata Junqueira De [UNESP] | |
dc.contributor.author | Hernandes, Elianeth Dias Kanthack [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2021-07-14T10:44:54Z | |
dc.date.available | 2021-07-14T10:44:54Z | |
dc.date.issued | 2019-04-18 | |
dc.description.abstract | Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP | |
dc.format.extent | - | |
dc.identifier | http://dx.doi.org/10.1590/1980-6248-2016-0091 | |
dc.identifier.citation | Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019. | |
dc.identifier.doi | 10.1590/1980-6248-2016-0091 | |
dc.identifier.file | S0103-73072019000100501.pdf | |
dc.identifier.issn | 0103-7307 | |
dc.identifier.issn | 1980-6248 | |
dc.identifier.scielo | S0103-73072019000100501 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/212769 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | UNICAMP - Faculdade de Educação | |
dc.relation.ispartof | Pro-Posições | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | |
dc.source | SciELO | |
dc.subject | literatura infantil | pt |
dc.subject | compreensão leitora | pt |
dc.subject | estrutura do texto narrativo | pt |
dc.subject | livro didático | pt |
dc.title | Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1 | pt |
dc.type | Artigo | |
dspace.entity.type | Publication | |
unesp.author.orcid | 0000-0003-2227-2544[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-0667-882X[2] | |
unesp.department | Educação - FCT | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- S0103-73072019000100501.pdf
- Tamanho:
- 685.69 KB
- Formato:
- Adobe Portable Document Format