Publicação: Estratégias de leitura e a narrativa ficcional: condições para compreensão1
Carregando...
Data
Orientador
Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
UNICAMP - Faculdade de Educação
Tipo
Artigo
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Este artigo pretende abordar duas condições para que a criança se aproprie das capacidades de leitura e produção de texto do gênero “conto”: as características do texto narrativo ficcional e as estratégias de compreensão leitora. Diante dos pressupostos teóricos de Propp, Claude Bremond, Harvey e Goudvis, mostra-se como, numa experiência específica, em contraposição ao que ocorre nas atividades existentes em livros didáticos, alunos vivenciaram o contato com essa literatura e como articularam a compreensão da narrativa através de atividades propostas nesta pesquisa. Os resultados revelam que as crianças, quando envolvidas de forma consistente e significativa com o texto narrativo ficcional, assumem o papel de protagonistas tanto na compreensão como na produção desse gênero textual.
Descrição
Palavras-chave
literatura infantil, compreensão leitora, estrutura do texto narrativo, livro didático
Idioma
Português
Como citar
Pro-Posições. UNICAMP - Faculdade de Educação, v. 30, p. -, 2019.