Publicação: Avaliação do impacto do relaxamento muscular progressivo sobre variáveis psicofisiológicas em atletas de basquetebol.
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Data
Autores
Orientador
Verardi, Carlos Eduardo Lopes 

Coorientador
Pós-graduação
Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem - FC
Curso de graduação
Título da Revista
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Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Tese de doutorado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Ansiedade, estresse e estados de humor têm sido alvo crescente de estudos relacionados à prática esportiva, uma vez que enfrentar adequadamente o estresse e a ansiedade é parte das habilidades requeridas de um atleta. Programas de intervenção na área da Psicologia do Esporte podem contribuir para minimizar os efeitos do estresse e da ansiedade em atletas, além de favorecer comportamentos pró-sociais de resolução de problemas e estratégias de enfrentamento para lidar com situações percebidas como ameaçadoras. Para que isso ocorra, é necessário identificar as condições de intervenção adequadas para o desenvolvimento destas competências, auxiliando o atleta a discriminar e controlar seus próprios comportamentos, emitindo respostas apropriadas às situações estressoras. O estressor, se visto como um fator perigoso, ameaçador ou potencialmente nocivo, independentemente da presença objetiva de perigo, provocará a ansiedade. Diante deste contexto, o objetivo do presente estudo foi avaliar e analisar os efeitos de um programa de relaxamento muscular progressivo sobre variáveis psicológicas (níveis de estresse, ansiedade e estados de humor) e fisiológicas (pressão arterial e frequência cardíaca) que afetam o desempenho esportivo de atletas de basquetebol. A amostra foi constituída por 59 atletas, do sexo masculino, entre 14 e 19 anos de idade, integrantes das equipes de basquetebol do Bauru Basket, e divididos entre grupo intervenção (GI n=29) e grupo controle (GC n= 30). Os atletas foram avaliados antes e após o período de intervenção mediante os seguintes instrumentos: Competitive State Anxiety Inventory-2 (CSAI – 2) que tem como objetivo medir a ansiedade-estado pré-competitiva, ou seja, o quão ansioso o atleta sente-se em um dado momento no tempo, neste caso, logo antes da competição; Escala de Humor de Brunel (BRUMS) desenvolvida para permitir rápida mensuração do estado de humor; Questionário de Estresse e Recuperação para Atletas (RESTQ 76 Sport) que consiste em uma série de afirmações que possivelmente descreverão o estado mental, emocional e o bem estar físico dos atletas; Questionário de Burnout para Atletas (QBA) instrumento desenvolvido especialmente para avaliar burnout em atletas. Os atletas do GI participaram de 12 sessões com a técnica de Relaxamento Progressivo que consiste em retesar (tornar tenso) e relaxar músculos específicos, até que atinjam estado ideal de relaxamento. Antes e após cada sessão, foram aferidas a pressão arterial e frequência cardíaca de cada atleta. Os atletas do GC foram avaliados da mesma forma que os atletas do GI, porém, não foram expostos ao relaxamento. Os resultados mostraram diferenças estatisticamente significativas nos domínios ansiedade cognitiva (p=0,039) e estresse específico (p=0,016) após a intervenção, quando comparados GI e GC, e diminuição significativa da frequência cardíaca (p<0,01) entre os atletas do GI em comparação ao GC.
Resumo (inglês)
Anxiety, stress and mood states are hot topics in sports studies since the self-management skills to overcome stress and anxiety are key requirements for athletes. Sport psychological interventions in competitive sports can minimize the effects of stress and anxiety, besides, it can enhance prosocial behavior on athletes cognitive-social problem-solving skills and strategies. If a stressor factor is seen as a potentially dangerous, threatening or harmful stimulus, regardless of the objective presence of danger, it may lead to feelings of anxiety. Therefore, its necessary to identify the interventions conditions to enhance those social skills and behaviors, helping athletes to deal properly with stressful situations. Given this context, the purpose of this study was to evaluate the effects of a progressive muscle relaxation program on psychological (stress levels, anxiety and mood states) and physiological variables (blood pressure and heart rate) in basketball athletes. Fifty-nine (59) basketball players, aged 14 to 19 years and members of Bauru Basket team were recruited to this study and grouped into control group (CG, n=30) and intervention group (IG, n=29). The participants were evaluated prior and before the intervention by the Competitive State Anxiety Inventory-2 (CSAI – 2), to measure the pre-competitive anxiety-state, that is how anxious the athlete feels just before the competition; Brunel Mood Scale (BRUMS), an instrument for early detection of overtraining syndrome; Recovery-Stress Questionnaire for Athletes (RESTQ-Sport), which is s a questionnaire reported to identify the extent to which athletes are physically or mentally stressed and their current capabilities towards recovery; Athlete Burnout Questionnaire, specifically developed for athletes. The IG group participate in 12 progressive muscle relaxation sessions, a practice of tensing or tightening a specific muscle until properly relaxation state. Each participant had the blood pressure and the heart rate measured prior and after every session. The CG group were evaluated similarly the IG, however without relaxation. The results showed significant differences in cognitive anxiety (p = 0.039) and specific stress (p = 0.016) between CG and IG before the intervention, besides, it could be noted a significantly heart rate decrease (p<0.01) between IG and CG.
Descrição
Palavras-chave
Relaxamento muscular progressivo, Ansiedade, Estresse, Humor, Atletas, Progressive muscle relaxation, Anxiety, Mood states, Stress, Athletes, Heart hate, Blood pressure
Idioma
Português