Atenção!


O atendimento às questões referentes ao Repositório Institucional será interrompido entre os dias 20 de dezembro de 2025 a 4 de janeiro de 2026.

Pedimos a sua compreensão e aproveitamos para desejar boas festas!

Logo do repositório

A origem do pensamento racional grego e o ensino de geometria

Carregando...
Imagem de Miniatura

Orientador

Feitosa, Hércules de Araujo

Coorientador

Pós-graduação

Curso de graduação

Bauru - FC - Matemática

Título da Revista

ISSN da Revista

Título de Volume

Editor

Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Tipo

Trabalho de conclusão de curso

Direito de acesso

Acesso abertoAcesso Aberto

Resumo

Resumo (português)

O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A origem do pensamento racional grego e o ensino de geometria” tem a finalidade de investigar como a Matemática se consolidou enquanto uma disciplina muito teórica e abstrata, sendo que é notório que há muitos alunos enfrentando dificuldades para aprender essa matéria nos diversos níveis de ensino. Em consideração a essa circunstância, essa pesquisa tem o intuito de identificar e sugerir alternativas sobre como conteúdos abstratos podem ser apresentados em uma aula e suas relações com o mundo físico, através da leitura e reflexão de muitas bibliografias especializadas sobre o tema, que tratam desta mesma questão ou questões próximas. Para tanto, será realizada uma pesquisa exploratória, visto que o assunto tratado é pouco explorado em artigos e teses.

Resumo (inglês)

The undergraduate thesis titled “The Origin of Greek Rational Thought and the Teaching of Geometry” aims to investigate how Mathematics became a highly theoretical and abstract discipline, given that many students face difficulties learning this subject at various educational levels. In light of this situation, the research seeks to identify and suggest alternatives for presenting abstract content in the classroom and its connections to the physical world, through the reading and reflection on numerous specialized bibliographies addressing this or related issues. To this end, an exploratory research approach will be undertaken, as the subject is relatively underexplored in existing articles and theses.

Descrição

Palavras-chave

Conceitos matemáticos, Matemática abstrata, Mundo inteligível, Mundo sensível, Mathematical concepts, Abstract mathematics, Intelligible world, Sensible world

Idioma

Português

Citação

MARQUES, Adriel Wallace. A origem do pensamento racional grego e o ensino de geometria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

Itens relacionados

Financiadores

Unidades

Item type:Unidade,
Faculdade de Ciências
FC
Campus: Bauru


Departamentos

Cursos de graduação

Item type:Curso de graduação,
Matemática
GM


Programas de pós-graduação