A origem do pensamento racional grego e o ensino de geometria
Carregando...
Data
Autores
Orientador
Feitosa, Hércules de Araujo 

Coorientador
Pós-graduação
Curso de graduação
Bauru - FC - Matemática
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O Trabalho de Conclusão de Curso intitulado “A origem do pensamento racional grego e o ensino de geometria” tem a finalidade de investigar como a Matemática se consolidou enquanto uma disciplina muito teórica e abstrata, sendo que é notório que há muitos alunos enfrentando dificuldades para aprender essa matéria nos diversos níveis de ensino. Em consideração a essa circunstância, essa pesquisa tem o intuito de identificar e sugerir alternativas sobre como conteúdos abstratos podem ser apresentados em uma aula e suas relações com o mundo físico, através da leitura e reflexão de muitas bibliografias especializadas sobre o tema, que tratam desta mesma questão ou questões próximas. Para tanto, será realizada uma pesquisa exploratória, visto que o assunto tratado é pouco explorado em artigos e teses.
Resumo (inglês)
The undergraduate thesis titled “The Origin of Greek Rational Thought and the Teaching of Geometry” aims to investigate how Mathematics became a highly theoretical and abstract discipline, given that many students face difficulties learning this subject at various educational levels. In light of this situation, the research seeks to identify and suggest alternatives for presenting abstract content in the classroom and its connections to the physical world, through the reading and reflection on numerous specialized bibliographies addressing this or related issues. To this end, an exploratory research approach will be undertaken, as the subject is relatively underexplored in existing articles and theses.
Descrição
Palavras-chave
Conceitos matemáticos, Matemática abstrata, Mundo inteligível, Mundo sensível, Mathematical concepts, Abstract mathematics, Intelligible world, Sensible world
Idioma
Português
Citação
MARQUES, Adriel Wallace. A origem do pensamento racional grego e o ensino de geometria. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Bauru, 2025.

