Publicação: Biblioteca Geek: o caso da ação cultural de um grupo de fãs em uma biblioteca pública
dc.contributor.advisor | Guaraldo, Tamara de Souza Brandão [UNESP] | |
dc.contributor.author | Silva, Bruna Daniele de Oliveira [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | pt |
dc.date.accessioned | 2025-04-24T13:12:30Z | |
dc.date.issued | 2025-03-13 | |
dc.description.abstract | A cultura geek representa um importante nicho para a indústria cultural, principalmente pelo consumo massivo de produtos culturais e seus derivados, no entanto, por estar diretamente ligada a cultura de fãs, ela também representa uma forma de organização social que produz conteúdo de forma voluntária para abastecer o próprio grupo, fomentando assim a participação social. Nesse contexto, e por suas raízes atreladas a diversas formas de expressão cultural, a cultura geek se projeta como um excelente nicho para desenvolver ações culturais em bibliotecas públicas. Desse modo, a pesquisa apresenta conceitos necessários para defender um entendimento de biblioteca geek, tais como: bibliotecas públicas, cultura participativa, indústria cultural, fandoms e cultura geek. Assim, o problema da pesquisa indaga: Como a biblioteca pública pode potencializar seu papel de mediadora de ações culturais com base na dinâmica estabelecida em eventos de grupos de fãs? Para resolvê-lo, delineou-se o seguinte objetivo geral: Compreender quais os efeitos da dinâmica entre uma biblioteca e um grupo de fãs, identificando como tal relação pode beneficiar a instituição no cumprimento de seus papéis e funções. Para alcançar tal objetivo, foram definidos os seguintes objetivos específicos: investigar como são organizadas ações culturais relacionada à cultura geek por um grupo de fãs em uma biblioteca pública; compreender as motivações dos fãs, a estrutura do grupo e as formas de participação instituídas; e estabelecer o papel da instituição de cultura como mediadora do processo, identificando assim, os possíveis impactos que tais ações podem gerar na biblioteca. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, descritiva, exploratória e dialética, utilizando o estudo de caso como método de estruturação dos dados, convergindo quatro fontes de evidência para a coleta de dados, e para estruturar a análise, foi utilizado o método de análise de conteúdo. Constata-se que os eventos promovidos pelo grupo de fãs de Star Trek na biblioteca pública, configura-se como ação cultural, pois apesar de o grupo ter uma motivação específica para organizar os eventos, eles não possuem um objetivo definido, não é uma dinâmica totalmente controlada, e, ao mesmo tempo, suas ramificações são imprevisíveis e amplas. Os dados confirmam o potencial da cultura participativa para engajar novas organizações sociais em prol de um objetivo comum. Especificamente o fandom se apresenta como alternativa à criação lúdica e colaborativa de cultura. Já as bibliotecas públicas são polos potencializadores de tais iniciativas, por dispor dos meios e da expertise para promover ações culturais significativas e de impacto social. | pt |
dc.description.abstract | Geek culture represents an important field for the cultural industry, mainly because of the massive consumption of cultural products and their derivatives. However, it represents a form of social organization that voluntarily produces content to supply the group itself and social participation because it is directly linked to fan culture. In this way, geek culture stands out as an excellent field for developing cultural actions in public libraries due to its roots whose linkages are to various forms of cultural expression. Thus, the research presents concepts necessary to defend an understanding of geek libraries, such as: public libraries, participatory culture, cultural industry, fandoms and geek culture. The research problem is proposed as in the following: how can public library enhance its role as a culture mediator based on the dynamics established in fan-based group events? To solve it, the research goal is aimed at understanding the efects of the dynamics between a public library and a fan-based group. This is done to identify in which manner the relationship established between them benefits the institution in fulfilling its roles and functions. Some following specific goals were defined to achieve the main one as to investigate how cultural actions related to geek culture are organized by fan-based groups in a public library; to nderstand the motivations of fans, the structure of the group and the forms of participation established; and to determine the role of cultural institution as a mediator of the process, thus identifying the possible impacts that such actions may generate in the library. The research is characterized as qualitative, descriptive, exploratory and dialectical, using the case study as a method of structuring the data, converging four sources of evidence for data collection, and to structure the analysis, the content analysis method was used. Content analysis method was used to interpret the research qualitative content. Research findings reveal that events promoted by the fan-based group Star Trek in the public library are considered cultural action. Although the fan-based group has specific motivations to organize events, they lack of well-defined goals for it. Otherwise, its goals seem not very well-directed and meanwhile the ramifications are unpredictable and broad. Research data confirm the potential of participatory culture to engage new social organizations in pursuing common goals. Fandom, particularly, presents itself as an alternative to create culture playfully and collaboratively. The research conclusion is that public libraries are potential hubs for initiatives like these, considering they have the necessary resources and expertise to promote meaningful cultural actions with social impact. | en |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt |
dc.description.sponsorshipId | 001 | |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.capes | 33004110043P4 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Bruna Daniele de Oliveira. Biblioteca geek: o caso da ação cultural de um grupo de fãs em uma biblioteca pública. Orientadora: Tamara de Souza Brandão Guaraldo. 2025. 129 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) — Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Marília, 2025. | pt |
dc.identifier.lattes | 8291810485396361 | |
dc.identifier.orcid | 0000-0002-5540-6281 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/11449/296673 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.subject | Ação cultural | pt |
dc.subject | Cultura participativa | pt |
dc.subject | Bibliotecas públicas | pt |
dc.subject | Mediação cultural | pt |
dc.subject | Fandom | en |
dc.subject | Cultural action | en |
dc.subject | Participatory culture | en |
dc.subject | Public Library | en |
dc.subject | Cultural mediation | en |
dc.title | Biblioteca Geek: o caso da ação cultural de um grupo de fãs em uma biblioteca pública | pt |
dc.title.alternative | Geek library: the case of cultural action of a fan-based group in a public library | en |
dc.type | Tese de doutorado | pt |
dcterms.impact | Considerando a temática da pesquisa, ela está alinhada com o objetivo 4: “Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todas e todos”, pois aborda novas formas de construção do conhecimento e da autoformação recorrente. O estudo também pode se relacionar com o item 4.4 do objetivo: “Até 2030, aumentar substancialmente o número de jovens e adultos que tenham habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo”, uma vez que fala de inovações e tendências nos modos de trabalho, discutindo formas participativas e colaborativas de produção. | pt |
dcterms.impact | Considering the research theme, it is aligned with objective 4: “Ensure inclusive, equitable and quality education, and promote lifelong learning opportunities for everyone”, as it addresses new ways of building knowledge and recurring self-training. The study can also be related to item 4.4 of the objective: “By 2030, substantially increase the number of young people and adults who have relevant skills, including technical and professional skills, for employment, decent work and entrepreneurship”, as it talks about innovations and trends in ways of working, discussing participatory and collaborative forms of production. | en |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isAuthorOfPublication | 15505ebe-837d-4e07-8876-75f4646f50cd | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 15505ebe-837d-4e07-8876-75f4646f50cd | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Marília | pt |
unesp.embargo | Online | pt |
unesp.examinationboard.type | Banca pública | pt |
unesp.graduateProgram | Ciência da Informação - FFC | pt |
unesp.knowledgeArea | Informação, tecnologia e conhecimento | pt |
unesp.researchArea | Gestão, mediação e uso da informação | pt |
Arquivos
Pacote Original
1 - 1 de 1
Licença do Pacote
1 - 1 de 1
Carregando...
- Nome:
- license.txt
- Tamanho:
- 2.14 KB
- Formato:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Descrição: