Logotipo do repositório
 

Publicação:
Experiência de alfabetização nos assentamentos e acapamentos rurais: o pronera

dc.contributor.authorJanes, Robinson [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2016-07-19T12:59:24Z
dc.date.available2016-07-19T12:59:24Z
dc.date.issued2014
dc.description.abstractO Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária [PRONERA] é uma parceria estratégica entre o governo federal, as universidades e os movimentos sociais rurais, com o objetivo de desencadear um amplo processo de estímulo à educação, em todos os níveis, nos assentamentos de reforma agrária. O objetivo central deste programa é o de fortalecer a educação nos assentamentos de reforma agrária, utilizando metodologias específicas para o campo, que contribuam para o desenvolvimento rural sustentável no Brasil. Os objetivos específicos se desmembram em quatro: 1) desenvolver um Projeto Nacional de educação de Jovens e Adultos [EJA], incluindo a formação e a escolarização; 2) oferecer formação continuada e escolarização (média e superior) aos educadores (as) do ensino fundamental; 3) oferecer formação técnico-profissional com ênfase nas áreas de produção e administração rural e 4) produzir materiais didáticos pedagógicos, em todas as áreas. O projeto foi desenvolvido no Estado de São Paulo em parceria com o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra [MST]. Esse trabalho foi desenvolvido durante um período de dois anos iniciais do projeto. Concluímos, afirmando que ações entre governo e movimento sociais do campo devem ser um dos pilares para a reforma no campo.pt
dc.description.affiliationUnespUniversidade Estadual Paulista, Departamento de Administração e Supervisão Escolar, Faculdade de Filosofia e Ciências de Marília
dc.format.extent7143-7152
dc.identifierhttp://www.unesp.br/portal#!/prograd/e-livros-prograd/
dc.identifier.citationCONGRESSO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, 2.; CONGRESSO ESTADUAL PAULISTA SOBRE FORMAÇÃO DE EDUCADORES, 12., 2011, Águas de Lindóia. Anais 2. Congresso Nacional de Professores 12. Congresso Estadual sobre Formação de Educadores... São Paulo: UNESP; PROGRAD, 2014. p. 7143-7152
dc.identifier.fileISSN2357-7819-2014-7143-7152.pdf
dc.identifier.issn2357-7819
dc.identifier.lattes3160380778619515
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/141546
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.publisherPró-Reitoria de Graduação (PROGRAD UNESP)
dc.relation.ispartofCongresso Nacional de Formação de Professores
dc.relation.ispartofCongresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores
dc.rights.accessRightsAcesso aberto
dc.titleExperiência de alfabetização nos assentamentos e acapamentos rurais: o pronerapt
dc.typeTrabalho apresentado em evento
dspace.entity.typePublication
unesp.author.lattes3160380778619515
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.departmentAdministração e Supervisão Escolar - FFCpt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
ISSN2357-7819-2014-7143-7152.pdf
Tamanho:
512.05 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format