Publicação: Caracterização física e socioambiental da Microbacia do Ribeirão Cuiabá, Teodoro Sampaio (SP): contribuições para a educação ambiental no ensino médio
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Data
Autores
Orientador
Gouveia, José Mariano Caccia 

Coorientador
Pós-graduação
Geografia - FCT 33004129047P5
Curso de graduação
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Dissertação de mestrado
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
Estudar e analisar as características naturais e socioambientais do município de Teodoro Sampaio (SP), com destaque para a microbacia do ribeirão Cuiabá, estimular a reflexão e o diálogo sobre a situação dos corpos hídricos e as possíveis medidas de intervenção são os objetivos gerais deste trabalho, que tem como proposta, a elaboração de um material didático de Educação Ambiental, que visa complementar o conhecimento adquirido pelos alunos em relação a temática socioambiental, em especial, nos componentes curriculares de Geografia e Biologia, no Ensino Médio. Percebe-se que, em muitas situações de aprendizagem nos currículos escolares, priorizam-se os impactos ambientais de relevância nacional e até internacionais, em detrimento aos eventos locais, do cotidiano. O município de Teodoro Sampaio possui em seu território uma rica biodiversidade que precisa ser valorizada e inserida nos conteúdos escolares. Para a elaboração do material didático foram realizadas pesquisas bibliográficas, trabalho de campo e Orientação Técnica. No trabalho de campo, realizou-se o registro fotográfico da realidade ambiental, das características geográficas e intervenções antrópicas na microbacia do ribeirão Cuiabá. Na Orientação Técnica, destinada aos professores de Geografia do Ensino Médio do município de Teodoro Sampaio, foi analisado e discutido a implementação do material como mais um recurso pedagógico de Educação Ambiental. Espera-se, com a introdução do material no ambiente escolar, uma mudança de atitude diante da realidade socioambiental, em especial, sobre os recursos hídricos municipais; a aquisição e ampliação de conhecimentos que permitam o planejamento e a execução de pesquisas e práticas pedagógicas (trabalho de campo, palestras, campanhas, diálogos com órgãos públicos e entidades ambientais), como também, servir de referência na elaboração de outros materiais de Educação Ambiental, em outros municípios.
Resumo (inglês)
Studying and analyzing the natural and socio-environmental characteristics of the municipality of Teodoro Sampaio (SP), with emphasis on the river basin Cuiabá, stimulating reflection and dialogue on the situation of water bodies and possible intervention measures are the general objectives of this work , which proposes the development of Environmental Education teaching material, which aims to complement the knowledge acquired by students in relation to socio-environmental themes, especially in the curricular components of Geography and Biology, in High School. It is clear that, in many learning situations in school curricula, environmental impacts of national and even international relevance are prioritized, to the detriment of local and everyday events. The municipality of Teodoro Sampaio has a rich biodiversity in its territory that needs to be valued and included in school content. To prepare the teaching material, bibliographical research, field work and Technical Guidance were carried out. During fieldwork, photographic records of the environmental reality, geographic characteristics and human interventions in the Cuiabá river basin were carried out. In the Technical Orientation, aimed at high school Geography teachers in the municipality of Teodoro Sampaio, the implementation of the material as another pedagogical resource for Environmental Education was analyzed and discussed. It is expected, with the introduction of the material in the school environment, a change in attitude towards socio-environmental reality, in particular, regarding municipal water resources; the acquisition and expansion of knowledge that allows the planning and execution of research and pedagogical practices (fieldwork, lectures, campaigns, dialogues with public bodies and environmental entities), as well as serving as a reference in the preparation of other Environmental Education materials in other municipalities.
Descrição
Palavras-chave
Educação ambiental, Teodoro Sampaio, Ribeirão Cuiabá, Environmental Education, River basin Cuiabá
Idioma
Português
Como citar
SOUZA, João Maria de. Caracterização física e socioambiental da Microbacia do Ribeirão Cuiabá, Teodoro Sampaio (SP): contribuições para a educação ambiental no ensino médio. José Mariano Caccia Gouveia. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado profissional em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2023.