Logotipo do repositório
 

Publicação:
Novo Ensino Médio: um estudo acerca da naturalização das desigualdades educacionais e sociais

dc.contributor.advisorBorghi, Raquel Fontes [UNESP]
dc.contributor.authorSilva, Layssa de Sousa [UNESP]
dc.contributor.coadvisorCóstola, Andresa [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2024-11-29T12:16:27Z
dc.date.available2024-11-29T12:16:27Z
dc.date.issued2024-11-11
dc.description.abstractO ensino médio, etapa crucial da trajetória educacional dos jovens passou por sérias mudanças nos últimos anos, uma delas refere-se a Lei nº13.415/17 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional modificando a estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola e alterando a organização curricular, ofertando os novos ‘itinerários formativos’. Com isso, o presente estudo realizou uma análise com a intenção de compreender como a introdução dos itinerários formativos pode contribuir para o aumento das desigualdades no sistema educacional. Trata-se da nova organização curricular proposta pelo governo federal, a promessa de maior flexibilidade e seu objetivo de garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros, aproximando a escola da sua realidade de vivências sociais. Portanto, o trabalho analisou se os itinerários formativos vinculam-se a propagação das desigualdades educacionais já existentes no Brasil, por isso, a pesquisa circunda três aspectos fundamentais, sendo eles: o aumento da carga horária nas escolas e a implementação do ensino em tempo integral, a proposta de formação integral dos indivíduos e a flexibilização curricular que parte do princípio de escolha dos itinerários formativos.pt
dc.description.abstractHigh school, a crucial stage in the educational journey of young people, has undergone significant changes in recent years. One of these changes pertains to Law No. 13,415/17, which amends the Law of Guidelines and Bases of National Education, modifying the structure of high school, extending the minimum time students spend in school, and altering the organization of the curriculum by offering new "training pathways." Thus, this study conducts an analysis aimed at understanding how the introduction of training pathways can contribute to the increase of inequalities in the educational system. This refers to the new curricular organization proposed by the federal government, promising greater flexibility and aiming to ensure the provision of quality education to all young Brazilians, bringing the school closer to their social realities. Therefore, the work will analyze whether the training pathways are linked to the propagation of existing educational inequalities in Brazil. Consequently, the research focuses on three fundamental aspects: the increase in school hours and the implementation of full-time education, the proposal for the integral formation of individuals, and the curricular flexibility based on the choice of training pathways.en
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/258443
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectReforma curricularpt
dc.subjectItinerários formativospt
dc.subjectDesigualdade escolarpt
dc.subjectPolíticas educacionaispt
dc.subjectCurriculum reformen
dc.subjectTraining pathwaysen
dc.subjectSchool inequalityen
dc.subjectNew High Schoolen
dc.titleNovo Ensino Médio: um estudo acerca da naturalização das desigualdades educacionais e sociaispt
dc.title.alternativeNew High School: a study on the naturalization of educational and social inequalitiesen
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Instituto de Biociências, Rio Claropt
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.undergraduateRio Claro - IB - Pedagogiapt

Arquivos

Pacote Original

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_ls_tcc_rcla.pdf
Tamanho:
776.22 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format

Licença do Pacote

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
license.txt
Tamanho:
2.14 KB
Formato:
Item-specific license agreed upon to submission
Descrição:
Carregando...
Imagem de Miniatura
Nome:
silva_ls_autorizacao_rcla.pdf
Tamanho:
200.36 KB
Formato:
Adobe Portable Document Format
Descrição: