Publicação: Novo Ensino Médio: um estudo acerca da naturalização das desigualdades educacionais e sociais
Carregando...
Arquivos
Data
Autores
Orientador
Borghi, Raquel Fontes 

Coorientador
Cóstola, Andresa 

Pós-graduação
Curso de graduação
Rio Claro - IB - Pedagogia
Título da Revista
ISSN da Revista
Título de Volume
Editor
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Tipo
Trabalho de conclusão de curso
Direito de acesso
Acesso aberto

Resumo
Resumo (português)
O ensino médio, etapa crucial da trajetória educacional dos jovens passou por sérias mudanças nos últimos anos, uma delas refere-se a Lei nº13.415/17 que altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional modificando a estrutura do ensino médio, ampliando o tempo mínimo do estudante na escola e alterando a organização curricular, ofertando os novos ‘itinerários formativos’. Com isso, o presente estudo realizou uma análise com a intenção de compreender como a introdução dos itinerários formativos pode contribuir para o aumento das desigualdades no sistema educacional. Trata-se da nova organização curricular proposta pelo governo federal, a promessa de maior flexibilidade e seu objetivo de garantir a oferta de educação de qualidade a todos os jovens brasileiros, aproximando a escola da sua realidade de vivências sociais. Portanto, o trabalho analisou se os itinerários formativos vinculam-se a propagação das desigualdades educacionais já existentes no Brasil, por isso, a pesquisa circunda três aspectos fundamentais, sendo eles: o aumento da carga horária nas escolas e a implementação do ensino em tempo integral, a proposta de formação integral dos indivíduos e a flexibilização curricular que parte do princípio de escolha dos itinerários formativos.
Resumo (inglês)
High school, a crucial stage in the educational journey of young people, has undergone significant changes in recent years. One of these changes pertains to Law No. 13,415/17, which amends the Law of Guidelines and Bases of National Education, modifying the structure of high school, extending the minimum time students spend in school, and altering the organization of the curriculum by offering new "training pathways." Thus, this study conducts an analysis aimed at understanding how the introduction of training pathways can contribute to the increase of inequalities in the educational system. This refers to the new curricular organization proposed by the federal government, promising greater flexibility and aiming to ensure the provision of quality education to all young Brazilians, bringing the school closer to their social realities. Therefore, the work will analyze whether the training pathways are linked to the propagation of existing educational inequalities in Brazil. Consequently, the research focuses on three fundamental aspects: the increase in school hours and the implementation of full-time education, the proposal for the integral formation of individuals, and the curricular flexibility based on the choice of training pathways.
Descrição
Palavras-chave
Reforma curricular, Itinerários formativos, Desigualdade escolar, Políticas educacionais, Curriculum reform, Training pathways, School inequality, New High School
Idioma
Português