Publicação:
Programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente para escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental I (PEVOLE): elaboração e estudo piloto

dc.contributor.advisorCapellini, Simone Aparecida
dc.contributor.authorBrasil, Caroline Fernandes [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2025-02-27T12:40:54Z
dc.date.available2025-02-27T12:40:54Z
dc.date.issued2025-02-20
dc.description.abstractIntrodução: A literacia emergente é caracterizada por ser um processo baseado em experiencias, práticas e interações com a linguagem escrita, que quando positivas, permitem o desenvolvimento de competências do vocabulário, de leitura e de escrita no período inicial do Ensino Fundamental I. Objetivos: Elaborar um programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente com escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I, apresentar os achados de validação por consulta a juízes especialistas e da aplicabilidade através do estudo piloto. Material e método: Esta pesquisa foi desenvolvida em duas fases, sendo a fase 1 voltada para a elaboração de um programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente com escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I e a fase 2, voltada para a verificação da aplicabilidade de programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente com escolares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I em um estudo piloto. Resultados: Na fase 1 desse estudo foi possível elaborar um Programa de Estimulação do Vocabulário e de Práticas de Literacia Emergente (PEVOLE) para escolares do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I a partir da literatura específica da área. A validação do programa PEVOLE por juízes especialistas demonstrou sua adequação, evidenciada pela concordância estatística nos critérios de avaliação das histórias infantis e atividades complementares.O Programa PEVOLE se mostrou aplicável e de fácil compreensão para os escolares do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental I na fase 2 desse estudo. Além disso, ocorreu desenvolvimento de habilidades consideradas preditoras para o desenvolvimento da leitura nos escolares submetidos a aplicação do programa. Conclusão: O programa de estimulação PEVOLE elaborado nesse estudo é de fácil aplicação e compreensão dos escoares do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental I e, portanto, apto para ser aplicado em estudo populacional.pt
dc.description.abstractIntroduction: Emergent literacy is characterized as a process based on experiences, practices, and interactions with written language, which, when positive, enable the development of vocabulary, reading, and writing skills in the early years of elementary school. Objectives: To develop a vocabulary stimulation program and emergent literacy practices for 1st and 2nd-grade elementary school students, present validation findings from expert judges, and assess applicability through a pilot study. Materials and Methods: This research was conducted in two phases: Phase 1 focused on developing a vocabulary stimulation program and emergent literacy practices for 1st and 2nd-grade students, while Phase 2 aimed to verify the applicability of this program through a pilot study. Results: In Phase 1, it was possible to develop a Vocabulary Stimulation and Emergent Literacy Practices Program (PEVOLE) for 1st and 2ndgrade students based on the specific literature in the field. The validation of the PEVOLE program by expert judges demonstrated its adequacy, evidenced by statistical agreement on the evaluation criteria for children's stories and complementary activities. In Phase 2, the PEVOLE program proved to be applicable and easily understood by 1st and 2nd-grade students. Additionally, there was a development of skills considered predictors of reading development among students who participated in the program. Conclusion: The PEVOLE stimulation program developed in this study is easy to apply and understand for 1st and 2nd-grade students and is therefore suitable for implementation in a population-basedstudyen
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt
dc.description.sponsorshipIdCAPES: 001
dc.identifier.capes33004110040P5
dc.identifier.citationBRASIL, Caroline Fernandes. Programa de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente para escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental I (PEVOLE): elaboração e estudo piloto. 2025. 102 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista (Unesp), Marília, 2025.pt
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/11449/261498
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectLiteracia emergentept
dc.subjectVocabuláriopt
dc.subjectLeiturapt
dc.subjectAprendizagempt
dc.subjectEmergent literacyen
dc.subjectVocabularyen
dc.subjectReadingen
dc.subjectLearningen
dc.titlePrograma de estimulação do vocabulário e de práticas de literacia emergente para escolares do 1º e 2º ano do ensino fundamental I (PEVOLE): elaboração e estudo pilotopt
dc.title.alternativeProgram to stimulate vocabulary and emergent literacy practices for schoolchildren in the 1st and 2nd years of elementary school I (PEVOLE): development and pilot studyen
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Filosofia e Ciências, Maríliapt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramEducação - FFCpt
unesp.knowledgeAreaOutrapt
unesp.researchAreaPsicologia da educação: processos educativos e desenvolvimento humanopt

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