Publicação: Palestras e demonstrações práticas sobre anatomia humana
dc.contributor.author | Gaspar, Ana Maria Minarelli [UNESP] | |
dc.contributor.institution | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.date.accessioned | 2017-01-18T15:22:15Z | |
dc.date.available | 2017-01-18T15:22:15Z | |
dc.date.issued | 2001 | |
dc.description.abstract | Este projeto surgiu há aproximadamente 15 anos do interesse dos professores de Ciências e Biologia, das Escolas de 1º e 2º Graus da rede pública e privada da cidade de Araraquara e região, e atualmente, além destas escolas, o curso profissionalizante para auxiliar de enfermagem oferecido pelo Senac tem nos requisitado, para complementar os conhecimentos sobre o Corpo Humano; a partir deste interesse, dispusemo-nos a colaborar com a comunidade ministrando aulas teóricas e demonstrações práticas no laboratório de Anatomia. O projeto funciona da seguinte forma: 1) O professor interessado entra em contato conosco, discute o quê ele gostaria que enfocássemos, pois depende da fase do aprendizado que os estudantes estão, se já viram todos os sistemas do Corpo Humano, etc., e nós agendamos os dias e os horários para a visita - este é um fator importante, pois semanalmente o laboratório é ocupado pelos alunos de graduação dos cursos de Odontologia e Farmácia-Bioquímica e estas visitas só ocorrem quando este está desocupado e também, o laboratório comporta até 35 alunos sentados e dependendo do número de classes/alunos, agendamos mais de um período ou dia; 2) As aulas, propriamente ditas, ocupam em torno de duas a quatro horas e são utilizados ossos naturais e artificiais, peças cadavéricas, manequins de plástico e a o quadro negro. Tomando como parâmetro uma classe de 8a. série, onde eles já viram todos os sistemas do Corpo Humano, consiste em primeiro lugar: a) comentar sobre o respeito ao Cadáver (instrumento do nosso estudo) e sobre a a importância da Disciplina de Anatomia nos cursos da área Biológica e Ciências da Saúde, motivando os alunos para essas áreas; b) posteriormente, iniciamos com o sistema esquelético, onde identificamos todos os ossos do corpo, sua posição e função (os estudantes podem verificar in loco os ossos); articulações (identificamos as principais e suas funções); miologia (os grupos musculares são identificados e comentadas as respectivas funções). c) em seguida, demonstramos o sistema nervoso central, onde eles tem oportunidade de observar como é o "cérebro" e os nervos - área de grande interesse dos alunos. d) o sistema cardiovascular é outro sistema também de grande interesse pois eles verão como é o coração (explica-se o funcionamento), identificarão várias veias (safena, por exemplo) e artérias (Aorta, etc.). e) na seqüência da aula, comentamos e demonstramos sobre o sistema respiratório (do nariz aos pulmões); f) sistema digestório - da boca, passando pela faringe, esôfago, estômago, intestinos e as glândulas anexas, como fígado, pâncreas e glândulas salivares); g) sistema uro-genital - identificamos os rins, ureter, bexiga e uretra e demonstramos os sistemas genitais feminino e masculino - eles têm oportunidade de ver in loco um útero, ovário, próstata, testículo, etc. Em todo o momento tenta se relacionar o tema de estudo com o dia a dia , ex.: quando se fala sobre coração e vasos, comenta-se sobre enfarte, ponte de safena, varizes; cérebro, meninge... meningite, derrame, etc., sistema respiratório - sinusite, enfisema pulmonar, câncer de pulmão x fumo; sistema digestório , chama-se a atenção sobre o fígado e problemas como a cirrose, hepatite "c"; sistemas genitais, câncer de próstata e de colo de útero, etc. É importante salientar que os estudantes podem manipular todo material em estudo e as aulas são dinâmicas com ampla participação destes. A implementação deste projeto foi relativamente fácil, pois temos um público fiel e carente de informações; dispomos de lugar adequado e com material cadavérico suficiente para as aulas; temos docentes qualificados e motivados para ensinar para um público, que é muito diferente do aluno de graduação da UNESP, podendo ele usar seus conhecimentos não só científicos como de vida, atuando como educador. Os resultados obtidos até o momento são excelentes - os alunos, que chegam curiosos para conhecer e poder colocar a "mão" em um cadáver ou outros, que sentem repugnância, no final da aula, ficam deslumbrados com a maravilha que é o nosso corpo humano e tanto é assim que todo ano, mais escolas entram em contato para fazerem parte do projeto e aí está, mais uma função da Universidade sendo realizada que é a extensão de serviços à comunidade. | pt |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP) | |
dc.description.affiliation | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR), Departamento de Morfologia, Araraquara, SP | |
dc.description.affiliationUnesp | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia (FOAR), Departamento de Morfologia, Araraquara, SP | |
dc.identifier | http://proex.reitoria.unesp.br/congressos/Congressos/1__Congresso/Difus_o_de_Conhecimentos/Trabalho05.htm | |
dc.identifier.lattes | 8379925533335630 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/11449/148067 | |
dc.language.iso | por | |
dc.publisher | Universidade Estadual Paulista (Unesp) | |
dc.relation.ispartof | Congresso de Extensão Universitária | |
dc.rights.accessRights | Acesso aberto | pt |
dc.source | PROEX | |
dc.title | Palestras e demonstrações práticas sobre anatomia humana | pt |
dc.type | Resumo | pt |
dspace.entity.type | Publication | |
relation.isOrgUnitOfPublication | ca4c0298-cd82-48ee-a9c8-c97704bac2b0 | |
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscovery | ca4c0298-cd82-48ee-a9c8-c97704bac2b0 | |
unesp.author.lattes | 8379925533335630[1] | |
unesp.author.orcid | 0000-0002-7168-9971[1] | |
unesp.campus | Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Odontologia, Araraquara | pt |
unesp.department | Morfologia - FOAR | pt |