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O ensino de História em ambientes não-formais: o museu como ambiente educativo

dc.contributor.advisorCeleste Filho, Macioniro [UNESP]
dc.contributor.authorMaria, Fábio Genésio dos Santos [UNESP]
dc.contributor.institutionUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.date.accessioned2020-01-24T19:21:42Z
dc.date.available2020-01-24T19:21:42Z
dc.date.issued2019-12-11
dc.description.abstractA educação do século XXI trouxe consigo diversos desafios e perspectivas para o ensino de História e para a educação como um todo. O advento das novas tecnologias de informação e comunicação e as alterações ocorridas na sociedade exigem de nós professores um repensar de nossa prática docente. Diante desta nova realidade, a pesquisa buscou analisar novas estratégias de ensino e aprendizagem no ensino da disciplina de História conciliando com os ambientes não-formais de educação, dando ênfase no museu como ambiente educativo. Para tal, foi realizada inicialmente uma pesquisa bibliográfica com o objetivo de conhecer o que já se sabe sobre o assunto. Posteriormente foram realizadas entrevistas com quatro professores da educação básica e quatro monitores e mediadores de museus da região objetivando o aprofundamento da temática. Durante a pesquisa foi possível perceber que os professores realizam visitas técnicas a museus e reconhecem sua importância, no entanto elencam diversas dificuldades, tais como: falta de verba para realização da atividade, dificuldade em se conseguir transporte e preconceito relacionado as atividades extramuros da escola, muitas vezes entendida como perda de tempo. Ainda foi possível perceber certa discrepância entre as realidades das escolas públicas, municipais e estaduais, com as escolas privadas que possuem apoio e incentivo para realização das visitas técnicas. Em relação aos museus, embora enfrentem diversas dificuldades relacionadas a manutenção e restauro dos prédios e peças, falta de verba e comunicação com a sociedade do século XXI, priorizam o diálogo com a escola no intuito de alinhar o discurso museológico com os conteúdos aprendidos em sala de aula, bem como a elaboração de atividades voltadas especificamente para os alunos. Vale salientar que a presente pesquisa não visa propor a substituição do ensino formal de História pelo ensino realizado pelos museus, nem pretende o esgotamento do assunto, mas objetiva fomentar a discussão em relação a interação entre o ensino formal com os ambientes não-formais de educação.pt
dc.description.abstractThe education of the twenty-first century brought with it several challenges and perspectives for the teaching of History and for education as a whole. The advent of the new technologies of information and communication and the changes that have taken place in society require us teachers to rethink our teaching practice. Faced with this new reality, the research sought to analyze new teaching and learning strategies in the teaching of History, conciliating with the non-formal environments of education, emphasizing the museum as an educational environment. For this, a bibliographical research was initially carried out in order to know what is already known about the subject. Subsequently, interviews were conducted with four teachers of basic education and four monitors and mediators of museums in the region and neighborhood with the aim of deepening the theme. During the research it was possible to realize that teachers make technical visits to museums and recognize their importance, however they listed several difficulties, such as: lack of money to carry out the activity, difficulty in getting transport and prejudice related to activities outside the school, often understood as a waste of time. It was still possible to realize some discrepancy between the realities of public, municipal and state schools, in private schools that have support and incentive to carry out the technical visits. In relation to museums, although they face several difficulties related to the maintenance and restoration of buildings and pieces, lack of money and communication with 21st century society, they prioritize the dialogue with the school in order to align the museological discourse with the contents learned in the classroom as well as the elaboration of activities aimed specifically at students. It is important to point out that the present research does not aim to propose the substitution of the formal teaching of History by the teaching done by the museums, nor does it intend to exhaustion of the subject, but aims to foment the discussion in relation to the interaction between the formal education and non-formal environments of education .en
dc.identifier.aleph000928565
dc.identifier.capes33004056091P0
dc.identifier.lattes4837831739771633
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/11449/191437
dc.language.isopor
dc.publisherUniversidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.rights.accessRightsAcesso abertopt
dc.subjectAmbientes não-formaispt
dc.subjectEducaçãopt
dc.subjectMuseuspt
dc.subjectNon-formal environmentsen
dc.subjectEducationen
dc.subjectMuseumsen
dc.titleO ensino de História em ambientes não-formais: o museu como ambiente educativopt
dc.title.alternativeHistory teaching in non-formal environments: the museum as an educational environmenten
dc.typeDissertação de mestradopt
dspace.entity.typePublication
relation.isOrgUnitOfPublicationaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
relation.isOrgUnitOfPublication.latestForDiscoveryaef1f5df-a00f-45f4-b366-6926b097829b
unesp.author.lattes4837831739771633
unesp.campusUniversidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, Baurupt
unesp.embargoOnlinept
unesp.examinationboard.typeBanca públicapt
unesp.graduateProgramDocência para a Educação Básica - FCpt
unesp.knowledgeAreaEducaçãopt
unesp.researchAreaFundamentos do Ensino e da Educação Básicapt

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